Capitão Fantástico

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 14/04/2021
Horário 07:00

Sensível

Muito se fala em filmes da lista do Oscar de 2021, mas não podemos deixar de apreciar obras que marcaram épocas. E a dica de hoje mostra ao espectador o poder da família, do amor de um pai, de sustentabilidade e de ver as belezas nas pequenas e improváveis coisas. No início, pode-se achar que se trata de um partidarismo socialista, mas com a evolução do enredo, vemos um questionamento pertinente perante uma sociedade opressora.

Enredo

George McKay e Viggo Mortensen protagonizam a história de um pai que cria seus seis filhos longe da civilização e mostra como a fuga de um regime tirano pode levar a um comportamento igualmente dominador e autocrata. A família vive rígidas aventuras, mas tudo muda quando eles são forçados a deixarem o isolamento e levar a todos para encarar o mundo, desafiando a ideia do que realmente significa ser pai.

Desafios

As descobertas da viagem importam mais do que o destino final da mesma, mostrando como o amadurecimento e o deslocamento perduram na vida dos jovens que estão em constante desenvolvimento. Ficamos fascinados ao ver as crianças com vasto conhecimento erudito e musical. Com certeza, a cena mais marcante de toda a trama é quando vemos a união ao cantar o clássico de Guns N’ Roses.

Crítica

Matt Ross, diretor, não hesita em explorar a inteligência das crianças no comparativo de uma “família tradicional” e também no embate entre pai e avô sobre como os filhos devem ser educados, que nos sensibiliza e até gera um sentimento de culpa em ver como as crianças são vistas pela sociedade. 

Siga

Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também