Caps de Epitácio aposta em horta coletiva para recuperação de pacientes

Unidade destaca importância dos atendidos verem resultado positivo do cuidado diário com as hortaliças, o que traz benefícios à saúde mental

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/10/2021
Horário 15:33
Foto: Prefeitura de Epitácio
Pacientes já chegaram, inclusive, ao período de colheita das hortaliças
Pacientes já chegaram, inclusive, ao período de colheita das hortaliças

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Presidente Epitácio retomou as atividades presenciais com a inclusão de uma nova ferramenta que contribui para a recuperação dos pacientes: a horta terapêutica. 

O projeto foi iniciado para ajudar na readaptação e socialização dos atendidos, respeitando todas as restrições sanitárias exigidas no momento de pandemia da Covid-19.

Atualmente, além da horta terapêutica, a unidade oferece serviços como arteterapia, ginásticas e dança. "A prática de atividades físicas é uma das maneiras mais eficazes para a melhora da saúde mental. Isso porque o exercício físico regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade, TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade] e outras doenças que acometem o psicológico. Também alivia o estresse, melhora a memória e estado de humor e promove uma melhora no sono", aponta o Caps.

Sobre a horta plantada e cultivada pelos pacientes, a unidade expõe que, inclusive, já chegou o período de colheita. "É interessante ressaltar que, para os pacientes, é importante ver o resultado positivo de seu esforço e trabalho, do cuidado diário com as hortaliças. A recompensa é uma horta farta e cheia de vida - o que estimula os envolvidos", completa.

Serviço

O Caps de Presidente Epitácio está localizado na Rua Manaus, 5-50, junto ao complexo de saúde. 

Publicidade

Veja também