Caps de Prudente registra 12 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023 

Prefeitura indica que número representa quase 60% do total de atendimentos registrados durante todo o ano anterior

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 18/07/2023
Horário 04:05
Foto: Secom/Prudente
Para maiores informações, entre em contato com o Caps de Pudente pelo telefone: (18) 3907-4453
Para maiores informações, entre em contato com o Caps de Pudente pelo telefone: (18) 3907-4453

No primeiro semestre de 2023, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Presidente Prudente registrou 12 mil atendimentos. Esse número representa quase 60% do total de atendimentos registrados durante todo o ano anterior, demonstrando um aumento na demanda por serviços de saúde mental no município. O coordenador de saúde mental de Presidente Prudente, Audiston Nelson Alves Maciel, destaca a importância do Caps dentro das políticas de saúde desenvolvidas pelo município. Maciel ressalta que o órgão é um serviço especialmente destinado a transtornos graves e persistentes, com ênfase na dependência química, oferecendo respaldo técnico, tratamento, acolhimento e ação multidisciplinar.

“A equipe de profissionais é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e educadores físicos, que desempenham um papel fundamental no cuidado e na recuperação dos pacientes”, frisa Maciel. Em Presidente Prudente, o sistema Raps (Rede de Atenção Psicossocial), o qual o Caps está inserido, é composto por diversos equipamentos, incluindo quatro Caps, seis Residências Terapêuticas, Unidades de Acolhimento Temporário para adultos e crianças, além de oito miniequipes de saúde mental em UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Cada Caps tem suas especificidades, como atendimento a transtornos infantis, dependência de álcool e drogas, e transtornos gerais.

Essas unidades trabalham de forma integrada, garantindo cuidados abrangentes e direcionados às necessidades individuais de cada paciente”, frisa o coordenador. Uma das principais questões abordadas é acessibilidade aos serviços do Caps. Segundo Maciel, qualquer pessoa pode buscar espontaneamente o auxílio da instituição. Para o coordenador, o sofrimento causado pelas doenças mentais afeta não apenas o indivíduo, mas também sua família. “No caso da dependência química, a compreensão e aceitação do tratamento são fundamentais para o sucesso do processo de recuperação. O coordenador aconselha que, em caso de dúvida, as pessoas procurem orientação em sua UBS ou ESF [Estratégia de Saúde da Família], ou se dirijam diretamente ao Caps, onde receberão encaminhamento para os cuidados mais adequados às suas necessidades”, pontua.

Quanto à duração do acompanhamento oferecido pelo Caps, Maciel explica que as unidades da Raps atendem de acordo com o grau de complexidade de cada caso. O tratamento pode iniciar no Caps quando é necessária uma atenção maior e mais complexa, estabilizar-se em uma UBS e, caso o paciente esteja estável por um período mais longo, pode continuar sendo acompanhado em uma ESF. “É importante ressaltar que, em caso de recaídas, o paciente pode regressar ao tratamento no Caps, garantindo uma linha de cuidado contínua e personalizada em saúde mental”, enfatiza o coordenador do órgão. 

Precisa de ajuda?

Para maiores informações, entre em contato com o Caps de Presidente Pudente por meio do telefone: (18) 3907-4453. Os equipamentos da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) implantados hoje no município de Presidente Prudente são: Caps AD (Álcool e Drogas) III (Centro de atenção Psicossocial Álcool, Drogas e Tabaco); Caps II Infantojuvenil; Caps II Maracanã – Transtorno; Caps III Ana Jacinta – Transtorno; 7 miniequipes de Saúde Mental em Unidades de Atenção Básica; UAA (Unidade de Acolhimento Adulto); UAI (Unidade de Acolhimento Infantojuvenil) e 6 SRT (Serviço Residência Terapêutica).

Publicidade

Veja também