Carateca de Narandiba é convocada para disputa do Brasileiro da CBK

Graças ao seu bom desempenho em 2023, Maria Eduarda Chichetti Peixoto participará de etapa do nacional, em Joinville (SC), sem precisar passar pelo Paulista

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 15/02/2024
Horário 19:14
Foto: Arquivo Pessoal
Mesmo já classificada para o nacional, Maria Eduarda participará das etapas estaduais da FPK
Mesmo já classificada para o nacional, Maria Eduarda participará das etapas estaduais da FPK

A carateca Maria Eduarda Chichetti Peixoto, do dojo Regional Shiratomi Karate-do, foi convocada para participar das duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Karatê da CBK (Confederação Brasileira de Karatê). A jovem atleta, de 18 anos, conseguiu a classificação para o nacional de karatê graças ao seu bom desempenho na temporada passada com o título do Campeonato Paulista na categoria Sub-21 -55kg de 6° a 3° kyu e, por conta disso, não precisará passar pela etapa estadual para competir no certame da CBK. O resultado saiu na sexta-feira passada, no site da FPK (Federação Paulista de Karatê).

Em entrevista ao O Imparcial, Maria Eduarda relatou que recebeu a notícia com imensa alegria diante de um misto de sentimentos, e explicou como se deu a seletiva para o nacional. “Apenas campeão e vice-campeão estaduais receberam esse privilégio. Atletas do Estado de São Paulo só podem tentar a vaga para Campeonato Brasileiro após o término do Campeonato Paulista, onde apenas nove conseguem entrar na Seleção Paulista e disputarem quatro vagas para a etapa final do Brasileiro. Em 2023, foi meu primeiro ano competindo em alto nível e conquistei o título de campeã paulista na categoria Sub-21 -55kg de 6° a 3° kyu, e ver hoje sendo privilegiada por esse resultado é realmente algo incrível”, destacou a carateca. 

Apesar de ter sido convocada para as duas etapas – Caucaia (CE), de 13 a 17 de março e Joinville (SC), de 9 a 14 de abril -, ela participará apenas da segunda, “pela distância e também pelos custos da viagem”.

Preparação para o Brasileiro

A preparação de Maria Eduarda para a disputa do nacional já começou. Ela relata que possui uma rotina de treinos tanto em Pirapozinho, com o sensei Elton Shiratomi, quanto em sua cidade, Narandiba, com o sensei Guilherme Henrique dos Santos, que também é seu técnico nas competições. “Ele [Guilherme] vem me preparando com treinos mais focados no Shiai-kumite [luta], ajustando aquilo que é necessário e me auxiliando para juntos conseguirmos resultados melhores que o ano anterior. A Shiratomi é uma equipe e trabalhamos juntos”, realça a jovem atleta.

Ela também complementa que há uma preparação do ponto vista financeiro para encarar a sequência de viagens rumo às competições e que está na espera de reconhecimento por parte de empresas que a auxiliem nesta empreitada. “Também tem todo um preparo financeiro. No ano de 2023, recebi apoio da Secretaria de Esporte do meu município [Narandiba] para a final do Brasileiro, tive alguns patrocinadores para aquele torneio em específico, mas espero neste ano, além do apoio do município, conquistar um patrocínio fixo, isso também ajudaria bastante”, complementa Maria Eduarda.

Em busca de titulos

“Meu objetivo é ser campeã brasileira. Ano passado passei perto, fui vice-campeã. Fiquei satisfeita com meu resultado, porém ainda não é o lugar mais alto do pódio. Quero me dedicar ao máximo nos meus treinos, para ver isso acontecer”, afirma a carateca, após ficar com a medalha de prata na etapa do Brasileiro no ano passado. 

Mesmo já classificada para o nacional, Maria Eduarda participará das etapas estaduais da FPK. “Isso me traz experiência, crescimento, pois o Estado de São Paulo tem um nível muito alto no karatê como esporte”, inicia a atleta, que vai ao tatame para defender o que é dela por mérito. “E claro, quero defender meu título e, com fé e esforço, me manter como primeira colocada no ranking estadual, e também conquistar meu espaço na categoria Senior onde consegui o 3° lugar na etapa da do Campeonato Brasileiro no ano de 2023, mas infelizmente me lesionei no momento da luta nas finais”, complementa. 

“Não me vejo longe do esporte"

Questionada se pretende seguir carreira como carateca, Maria Eduarda relata que está cursando o 1º ano em Educação Física em busca de agregar conhecimento a sua carreira como atleta. “Não me vejo longe do esporte. Não me imagino fora de tudo isso, longe dos tatames”, pontua. “Como já disse, na Shiratomi somos uma equipe, espero muito lá na frente como profissional, além de competir, poder auxiliar outros atletas”, finaliza. 


 

Publicidade

Veja também