Carateca de PP garante classificação

Além do caratê, a seletiva envolveu outras sete modalidades, sendo elas: atletismo, natação, judô e xadrez, assim como as ginásticas aeróbica, artística e rítmica.

Esportes - Jean Ramalho

Data 17/09/2013
Horário 09:45
 

A carateca Isabela Correa Rainho, de 15 anos, se sagrou campeã brasileira da modalidade kumitê (combate), pela categoria menos de 59 quilos (kg), de 15 a 17 anos, durante a seletiva nacional para os Jogos Escolares Mundiais (Gymnasiade). A etapa classificatória foi disputada anteontem, no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, em Brasília. Com o resultado, a atleta, que compete pela Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), mas na ocasião representou a Escola Estadual Marietta Ferraz de Assumpção, garantiu vaga no evento, que será entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, também na capital federal.

Além do caratê, a seletiva envolveu outras sete modalidades, sendo elas: atletismo, natação, judô e xadrez, assim como as ginásticas aeróbica, artística e rítmica. O torneio reuniu cerca de dois mil atletas de 26 Estados do País, como também do Distrito Federal.

Em Brasília, Rainho entrou no tatame, pela primeira vez, contra a mineira Laura dos Santos. A prudentina venceu pelo placar de 3 a 1. Na segunda luta, superou a  carateca Ana Maria Barbosa, do Mato Grosso do Sul, por 2 a 0 e se garantiu na final. O confronto decisivo foi disputado contra a atleta Isis Inocêncio Lira, do Rio de Janeiro, e terminou em 7 a 3 para a prudentina. Além da kumitê, a carateca encarou também a seletiva do katá (luta imaginária), no entanto, foi eliminada em sua segunda apresentação. O Estado de São Paulo terminou na primeira colocação do caratê feminino com quatro medalhas ao todo: dois ouros e dois bronzes.

Para participar da classificatória, a carateca prudentina foi selecionada no 1º Paulista Escolar 2013, que ocorreu em 26 de maio, em São Paulo, sob a organização da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp) em parceria com a Federação Paulista de Karatê (FPK). Oportunidade em que ela conquistou uma medalha de ouro no kumitê e uma de prata no katá.

 

Olho no futuro


Conforme o técnico Renato Franco, que comanda os treinamentos da atleta na Semepp, apesar de ótimo, o momento não é para comemorações, mas sim para intensificar ainda mais os trabalhos visando os próximos compromissos da carateca.

Antes mesmo do Gymnasiade, Rainho irá defender o Brasil em outra competição internacional. Trata-se do 8º Campeonato Mundial de Caratê nas categorias cadete, júnior e sub-21, que será de 4 a 11 de novembro, na cidade espanhola de Guadalajara. "A classificação foi difícil, mas fazemos o treinamento da Isabela voltado para competições de alto nível e isso tem surtido efeito nos resultados obtidos", relata Franco.

De acordo com o treinador, os trabalhos que eram realizados durante cerca de três horas diárias passaram para seis, divididos em dois períodos. Segundo ele, a maratona intensa de treinos irá durar ao menos até a última semana antes do Mundial organizado pela Federação Mundial de Karatê (WKF, na sigla em inglês). Após este período, o ritmo frenético será suavizado para que a atleta recupere a forma física.

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

Além da Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Isabela Correa Rainho recebe o apoio do Projeto Aquarela da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), do deputado estadual Ed Thomas (PSB), além de Juliano Borges, da Coordenadoria Municipal da Juventude.

Publicidade

Veja também