Caratecas participam de treino em Araçatuba

PREPARAÇÃO No fim de semana, 8 atletas de Prudente estiveram no primeiro treinamento da Seleção Paulista, aprimorando o desempenho e conhecendo o regulamento das competições

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 23/02/2017
Horário 10:50


Com a intenção de aprimorar o desempenho e conhecer o regulamento para as competições de 2017, a equipe de caratê Semepp/Sas/Projeto Aquarela de Presidente Prudente participou, no último fim de semana, do primeiro treinamento da Seleção Paulista de Karatê. Em representação ao município, oito atletas foram até  Araçatuba (SP) para participar do evento que foi comandado pelos técnicos araçatubenses Fábio Hisatugo e Giuliano Alves de Agudos.

De acordo com o treinador prudentino Alexandre Serra, que acompanhou a equipe, as vagas para participar dos treinos foram exclusivas a caratecas que tiveram um bom desempenho na última temporada, isto é, que estiveram na Seleção Paulista de 2016. "Na ocasião, Prudente foi representada por Amanda Monteiro, Ana Julia Caldeira, Cintia Cristina, Geovana Livramento, Guilherme Soares, Iara Trugilo, Izadora Helena e Matheus Nonato.  Mas a ideia é que outros que estão no nosso celeiro também possam participar", afirma.

Jornal O Imparcial Caratecas participaram do treinamento da Seleção Paulista no município de Araçatuba

Ainda de acordo com Alexandre, quem esteve presente conferiu algumas mudanças que ocorreram nas competições. "O tempo de luta foi alterado, mas a principal mudança aconteceu no desenvolvimento dela. A partir de agora, o competidor que marcar o primeiro ponto no tatame terá vantagem no desempate. Anteriormente, caso a pontuação estivesse igual, ao fim da luta, os quatro árbitros definiam quem levaria a vitória. Agora segue dessa nova forma, exceto se terminar em 0 a 0. Mas é válido lembrar que esse primeiro ponto deve seguir alguns critérios. Ele só servirá como vantagem para vencer a luta, caso seja reconhecido por dois árbitros ou mais, dos quatro que julgam o confronto", explica.

Mas além de entender as novas regras, o técnico lembra que o treinamento foi essencial visando a preparação para a primeira competição de 2017, organizado pela FPK (Federação Paulista de Karatê). No dia 4 de março, Prudente vai sediar a Primeira Etapa do Campeonato Paulista da modalidade. Evento que terá a participação de 42 caratecas da cidade e espera, no total, 400 competidores de toda região.

Segundo Alexandre, os atletas têm se dedicado mais aos treinos, devido ao ano atípico para a região. "Ao todo, cada participante disputará em pelo menos duas categorias. Sendo assim, estaremos brigando por aproximadamente 90 medalhas. Será um ano puxado, por ser o primeiro após a divulgação de que a modalidade voltou a ser um esporte olímpico. Terá uma visibilidade maior e isso reflete na entrega deles", conclui.

 

Segundo treinamento


O próximo treinamento da Seleção Paulista de Karatê será no dia 2 de abril. Desta vez, o evento será realizado em Presidente Prudente. Os treinos estão passando pelas cidades que seguem o calendário da programação.

 
Publicidade

Veja também