Carim oferece atendimentos de saúde nesta quinta-feira

Manhã de serviços inclui exame de creatinina, que é tema oficial da campanha da edição deste ano, "Ame seus rins, dose sua creatinina"

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/03/2020
Horário 15:31

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, lembrado em 12 de março, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) de Presidente Prudente promove nesta quinta-feira, das 8h às 11h, na Inova Prudente, uma manhã de serviços gratuitos para a comunidade, incluindo o exame de creatinina, que é o tema oficial da campanha lançada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) para a edição deste ano, "Ame seus rins, dose sua creatinina".

No local, serão ofertados ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do IMC (índice de massa corporal), avaliação com fisioterapeuta e testes de visão. Para alguns exames, o Carim orienta que os participantes estejam de jejum.

 

Creatinina

De acordo com a SBN, a creatinina é produzida pelos músculos e eliminada pela urina, mas pode se acumular no sangue, caso os rins não consigam eliminá-la. Por isso, fazer exame de sangue ou de urina para detectar o nível da creatinina no corpo é a melhor forma para descobrir precocemente se os rins não estão funcionando bem.

O Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais. Segundo o Ministério da Saúde, na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o principal tratamento imediato é o procedimento de hemodiálise.

A pasta federal informa que os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são: pessoas com diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2); pessoa hipertensa, definida como valores de pressão arterial acima de 140/90 mmHg em duas medidas com um intervalo de uma a duas semanas; idosos; portadores de obesidade (IMC > 30 Kg/m²); histórico de doença do aparelho circulatório (doença coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica e insuficiência cardíaca); histórico de doença renal crônica na família; tabagismo; e uso de agentes nefrotóxicos, principalmente medicações que necessitam de ajustes em pacientes com alteração da função renal.

Publicidade

Veja também