Carlos Lyra

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da cantada e da cantata (obs.: cantada quando pintam um "clima" ou uma "química")

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 19/12/2023
Horário 05:30

Carlos Lyra foi embora deste insensato mundo depois de perambular por aqui por nada menos do que 90 anos. Mais dez anos seria centenário. Teve uma bela vida longa. Ele veio de uma família musical. O pai mexia com música. A mãe também. Então, era do ramo desde que nasceu e, segundo Tom Jobim, Lyra era o maior melodista do Brasil. Como é óbvio, melodista é o sujeito que produz a melodia.
As canções de Carlos Lyra são atemporais. Ganharam o Brasil e o mundo. Ele foi um dos principais compositores da bossa nova, o samba moderno que encanta até hoje. Aliás, a bossa nova foi o melhor movimento musical ocorrido neste país. Nasceu no Rio de Janeiro por volta de 1958 e tornou-se febre mundial nos anos 60 do século passado.
Entre as obras de Lyra destacam-se "Coisa Mais Linda", "Primavera", "Influência do Jazz", "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas" e a satírica "Pau de Arara". Exceto "Influência do Jazz", as outras foram compostas em parceria com o poeta Vinicius de Moraes. "Pau de Arara" foi gravada pelo humorista Ary Toledo. No caso, o pau de arara em questão era o caminhão que transportava retirantes nordestinos para o Sul Maravilha. 
O outro pau de arara é o instrumento de tortura muito usado durante a ditadura sanguinária, que infernizou o país por mais de duas décadas. Aliás, Carlos Lyra se autoexilou após a instalação da Redentora em 1º de abril de 1964, ano perigoso.
Na canção, Ary Toledo fala de um comedor de gilete que perambulava por Copacabana. Ele mastigava gilete e recebia caraminguás, uns trocados, dos transeuntes. A música ficou conhecida como "O Comedor de Gilete" e tornou-se um dos maiores sucessos do humorista.
E o que dizer de "Primavera?" Uma obra-prima. "Ai quem me dera ser a sua primavera e depois morrer", diz um dos belos versos. Outra obra-prima é "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", lançada pouco antes do golpe de 64. Foi premonitória, pois logo depois urubu passou a voar de costas no Brasil. Carcará voava na vertical.
É uma marcha-rancho sensacional, talvez uma das mais bonitas de todos os tempos. "Acabou nosso carnaval, ninguém ouve cantar canções. No entanto, é preciso cantar e alegrar a cidade", diz um trecho da letra. Perfeito! E por falar em cantar, Carlos Lyra deu uma boa cantada em uma americana deslumbrante e se casou com ela. Agiu certo. Não poderia deixar escapar uma mulher tão sensual como Kate Lyra.
Não sei por onde anda a Kate Lyra. Ela participou de programas humorísticos na Globo, como "Viva o Gordo", capitaneado por Jô Soares, e "Balança Mas não Cai". Esbanjando sensualidade, Kate, mais bonita do que cartão-postal, dizia o bordão "brasileiro é tão bonzinho".    
Cantor, compositor e violonista, Carlo Lyra deixou sua marca no mundo. É um legado musical da mais alta qualidade. Na verdade, é um tesouro da cultura brasileira. Em tempo: Lyra não tocava Lira. Quem toca Lira é o Lula.

DROPS

O Santos está do jeito que os santos não gostam.

Tem muito gás na Faixa de Gaza. Então, está explicado o motivo da guerra.

Bem que o Maduro se esforçou, mas não conseguiu comer "esse quibe".

A Terra é plana, desde que você esteja em um campo de futebol.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, o mundo das cores. Av. Ana Jacinta. 1.663.
 

Publicidade

Veja também