Carnaval sem carnaval

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 02/03/2022
Horário 03:33

Há quem diga que um Brasil sem carnaval não é Brasil, e tivemos uma situação diferente, sem o tradicional carnaval, aquele carnaval autêntico, com desfile de escolas de samba, clubes lotados e o carnaval de rua. Mas em alguns pontos do país, moradores mantiveram a tradição realizando seus carnavais com uma folia moderada, para evitar a transmissão do vírus da Covid-19.

SAUDADE DAS MARCHINHAS
O carnaval antigo, aquele das marchinhas, com as cantoras tradicionais, como Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Elizete Cardoso, Emilinha Borba, e outras famosas, sem esquecer as vozes masculinas de Cauby Peixoto, Joel de Almeida, ficaram eternizadas em nossas memórias. Sucessos como “Máscara Negra", "Mamãe eu quero", "Me dá um dinheiro aí”, até hoje são executadas em salões carnavalescos. Um carnaval sem esses e outros sucessos antigos é um carnaval sem tempero.

SEM CARNAVAL, PESCARIA
Sem carnaval, o jeito e a melhor saída foi buscar os rios e represas para uma boa pescaria. Alguns partiram para o pantanal e outras regiões conhecidas por pescadores. Em nossa região, balneários como o Laranja Doce, em Martinópolis, permaneceram lotados em todo o período de carnaval, desde o sábado até ontem. Centenas de famílias se acotovelaram no balneário Laranja Doce, ocupando todos os espaços, em quantidade jamais vista, e a maioria equipada com colchões, alimentos, churrasqueiras, enfim, tudo que é necessário para esquecer o mundo lá fora.

AQUI CARNAVAL, LÁ GUERRA
Entramos hoje para o sétimo dia de guerra entre Rússia e Ucrânia, uma guerra desnecessária, onde falta o entendimento entre dois presidentes. Enquanto os dois discutem, morrem famílias inteiras atingidas por artefatos mortais. Lembro da canção de Lennon, "Imagine", que prega paz e compreensão entre os povos, um pensamento único, na verdade uma utopia. O que leva dois líderes mundiais permitirem que crianças e idosos sejam massacrados barbaramente em pleno século 21, como se estivéssemos ainda na Idade Média, quando ocorreram matanças horríveis. Cenas grotescas têm pautado os principais órgãos de imprensa do mundo, com muito sangue e sofrimento de pessoas inocentes, por teimosia de dois líderes.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) abre oficialmente hoje a Campanha da Fraternidade, como é tradição em toda quarta-feira de cinzas. O tema é "Fraternidade e Educação" e o lema bíblico, extraído do Provérbios 31,26: “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor". Um tema bem oportuno, haja vista o momento em que vive o mundo, com guerras e falta de compreensão entre líderes importantes.

CONSEQUÊNCIAS DA ESTIAGEM
O período de estiagem que ocorreu nos últimos meses teve consequências até para os vendedores de caldo de cana, que sobrevivem realizando esse trabalho em toda nossa região. Segundo essas pessoas, alguns já com suas atividades paralisadas por falta de cana, os produtores não estão oferecendo mais o produto que preferem utilizar como alimento para o gado. Vários vendedores estão com suas pequenas moendas volantes inativas, por falta de cana, e não conseguem comprar, além do preço que, de repente, está em alta, a escassez do produto. Uma situação inusitada em nossa região.

LOTÉRICA ABRE MAIS CEDO
A Lotérica de Indiana está abrindo mais cedo, com atendimento a partir das 8h30 e não mais 9h, o que beneficia bastante a população, que pode agilizar seus compromissos com meia hora de antecedência, diariamente. Aos sábados, o atendimento é das 8h30 até às 12h. 

EM TEMPO
Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
(JOHANN GOETTE)

Publicidade

Veja também