Carros alegóricos usados no desfile de carnaval seguem no recinto de PP

Apesar da exposição ao sol, chuva, vento, secretários afirmam que não há oneração do dinheiro público, nem risco à saúde do povo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 15/11/2016
Horário 07:21
 

Passados nove meses do carnaval, estruturas de ferro dos carros alegóricos utilizados no desfile carnavalesco permanecem no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, local aonde há dois anos ocorre o evento popular. Apesar de estarem expostos ao sol, chuva, vento, ou seja, entregues à degradação natural do tempo, os secretários Claudio Mura da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e Carlos Alberto da Silva Côrrea, o Carlos Casagrande, da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) afirmam à população que não há oneração do dinheiro público - neste ano com um investimento de R$ 234,3 mil com os desfiles -, como alguns podem pensar, nem oferecem risco à saúde pública.

Jornal O Imparcial Carros alegóricos usados no desfile carnavalesco permanecem no Recinto de Exposições

O assunto foi tratado 17 dias após o desfile carnavalesco de 2016, quando o então secretário da Sedepp, Aristeu Santos Penalva de Oliveira e Casagrande enfatizaram o mesmo: que os carros poderiam ficar no recinto, desde que as escolas os deixassem apenas na estrutura sem qualquer tipo de material que pudesse ser possível criadouro do mosquito Aedes aegypti.

O momento era delicado – e continua - com grande número de pessoas doentes com dengue, o mosquito sendo o responsável pela febre chikungunya e o zika vírus e outras com doenças com sintomas muito parecidos.

 

Dentro das condições


Segundo Cláudio Mura, quanto à acomodação, infelizmente, as agremiações não têm um local coberto para guardar esses veículos e como não podem ficar em terrenos baldios pela cidade, como antes acontecia. Diante disso, foi permitido que estes permanecessem no recinto, dentro das condições impostas já mencionadas.

Indagado sobre a possibilidade de se construir um barracão, apenas com cobertura para os carros, Mura salienta que neste momento de crise e de transição de governo é preciso "priorizar gastos às necessidades mais importantes".

"Estou a pouco tempo respondendo pela pasta, mas o que posso afirmar é que as estruturas não estão atrapalhando. Apenas tivemos que reposicioná-las para outra área do recinto, para a realização da Expo Prudente", expõe Mura.

Casagrande, responsável pela pasta que organiza a festa, enfatiza o que Mura fala com propriedade, pois o recinto está sob responsabilidade da Sedepp. "As estruturas dos carros alegóricos, embora só os ferros, são reutilizadas todos os anos. Preserva-se o chassis dos carros e toda a estrutura é refeita de acordo com o tema, alegoria, etc., que será apresentada no ano", salienta.

 

Sem opção


O diretor da bateria da Escola de Samba Independentes da Zona Leste, Darci Santos, o Kako Mamolla, reforça o que os secretários pontuam, e diz que desde 2015 os carros ficam no recinto. Segundo ele, antigamente os mesmos eram deixados nas vilas, em terrenos baldios, mas hoje esse procedimento já não é mais permitido. "Tomamos todos os cuidados para preservar todo ambiente do local, colocamos areia em todos os espaços que pudessem ser foco para o transmissor dessa doença que se tornou um grande problema para a população . Claro, que se tivéssemos um local coberto seria bem melhor para todos. Mas, infelizmente, no momento, nenhuma das agremiações tem condições", ressalta Kako Mamolla.

 
Publicidade

Veja também