Cartão de Prata

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/05/2022
Horário 04:22

Em sessão informal logo após a sessão ordinária desta semana da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o missionário católico angolano, padre Correia Hilário, foi homenageado com Cartão de Prata.

UNIÃO BRASIL
A iniciativa da homenagem foi dos vereadores Enio Perrone e Joãozinho da Saúde, ambos do União Brasil, que têm como principais referências na cidade e região o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, e Marcos Vinha, que foi seu vice. 

ALTO RELEVO
Os autores levaram em consideração os relevantes serviços que o padre africano tem prestado à comunidade católica da Diocese de Presidente Prudente, em trabalho missionário de evangelização e serviços pastorais.

ALÉM MAR
Padre Hilário é secretário-executivo da Ceast (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), na cidade de Luanda. Todos os anos atravessa o Oceano Atlântico e vem a Presidente Prudente prestar a sua contribuição missionária e pastoral.

RELAÇÃO AMIGA
Em 2016, o padre estabeleceu relação de amizade com o então prefeito Tupã, quando esteve em seu gabinete. Ocasião em que, entre os compromissos, celebrou missas em Santo Expedito e na Paróquia São Francisco de Assis, em Presidente Prudente.

LIÇÃO DE VIDA
O padre de 43 anos de idade e 12 de sacerdócio, é autor do livro Lição de Vida, lançado em 2017, cujo conteúdo é sobre a convivência humana sustentada no amor entre as pessoas, independente da cultura e da religião de cada um.  

MADRE TERESA
A obra literária reflete a atuação missionária do padre, que tem entre as referências a Santa Teresa de Calcutá, que foi Madre Teresa de Calcutá (1910-1997). Entre as lições de vida está a de amar ao invés de julgar. 

AMAR SEM JULGAR
O entendimento é de que quando as pessoas se limitam a julgar os outros, não tem tempo de amar. O amor é visto como sentimento sublime, que também significa repreender, corrigir e mostrar aquilo que deve ser feito.

PREFEITO E BISPO
Na cerimônia, o prefeito Ed Thomas (PSB) esteve representado pelo chefe de gabinete, Jonas Martins, e o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos pelo monsenhor José Antônio de Lima. 

COLEGA E AMIGO
Para o monsenhor, a atuação missionária do seu colega e amigo tem a importância do intercâmbio cultural, com o compartilhamento de experiências e de conhecimentos. Citou o fato de Prudente abrigar muitas pessoas de outras nacionalidades. 

SORRISO E ALEGRIA
O padre Correia Hilário disse que não trouxe petróleo e nem diamante, que são as riquezas do seu país, mas o seu sorriso e alegria pelo reconhecimento da Câmara à sua atuação e ao povo de Angola.  

TODOS JUNTOS
Publicamente fez o convite aos 13 vereadores para irem à Angola e, todos juntos, dizendo que a casa dos padres tem 50 quartos e que a viagem é de apenas 8 horas. Esta foi a 2ª homenagem da Câmara ao padre. A 1ª foi em 2019, com Moção de Aplausos. 

Publicidade

Veja também