Cartórios eleitorais de Prudente preparam urnas eletrônicas para pleito

Cerimônias de carga ocorrem nos cartórios da 101ª e 402ª Zonas Eleitorais e são abertas à população a partir das 12h

Eleições - CAIO GERVAZONI

Data 24/09/2022
Horário 04:00
Foto: Caio Gervazoni
Urnas eletrônicas são preparadas para o pleito, no dia 2 de outubro
Urnas eletrônicas são preparadas para o pleito, no dia 2 de outubro

Os cartórios eleitorais da 101ª e da 402ª ZE (Zonas Eleitorais) de Presidente Prudente deram início, na manhã da quarta-feira, à preparação das urnas eletrônicas para receberem os votos no dia das Eleições 2022, no próximo domingo, 2 de outubro. Os procedimentos têm previsão de término dia 29 deste mês. 
O chefe de cartório da 101ª ZE, Fabiano de Lima Segala, realça que serão utilizadas 279 urnas de seção, e 34 urnas de contingência, para 30 locais de votação da 101ª ZE. 
Na 402ª ZE, por sua vez, serão utilizadas 283 urnas de seção e 33 de contingência, que podem substituir as urnas que, eventualmente, apresentarem problema técnico durante a votação, indica a chefe de cartório da respectiva ZE, Letícia Macoratti de Castilho.
Segundo o chefe do cartório da 101ª ZE, a realização da cerimônia ocorre em todos os cartórios eleitorais paulistas, conforme determinação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e é aberta à toda população e instituições da sociedade civil. “Tudo é realizado com a máxima publicidade, convidando partidos políticos, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], Ministério Público, presente o juiz eleitoral e demais entidades fiscalizadoras que queiram comparecer para acompanhar, fiscalizar e auditar todos os procedimentos”, pontua.

Passo a passo

A chefe de cartório da 402ª ZE explica o passo a passo dos procedimentos de geração de mídias, preparação e carga das urnas. “Eles têm início com a conferência de relatórios de documentos para posteriormente ser feita a geração das mídias nas urnas”, relata Letícia. “A urna até então não está alimentada com dado nenhum. Só consta nela o próprio sistema operacional. Colocamos os dados de candidatos: nome, número, partido. E, também, os dados de eleitores, como nome e biometria, daquela sessão específica”, completa a chefe de cartório. 
“Essas mídias, então, são aptas para fazer a carga nas urnas e a sua lacração. Então, as urnas ficam prontas para que sejam levadas às sessões eleitorais para esse pleito vindouro”, indica. “Então, o objetivo é esse, preparar a urna, deixá-la prontinha para as Eleições 2022”, explica Letícia. 

Foto: Caio Gervazoni

Preparação das urnas segue até o dia 29 

CONFIRA TAMBÉM:

2.248 mesários atuarão nas eleições 2022 em Prudente

Candidatos da região participam de sabatinas

Candidatos a cargos legislativos assinam carta-compromisso em Prudente

Região de Prudente tem pelo menos 33 candidatos ao Legislativo

UEPP lança campanha que incentiva voto em candidatos da região

Publicidade

Veja também