Católicos promovem festa a Nossa Senhora dos Navegantes

De amanhã ao dia 15, Epitácio e Bataguassu homenageiam a padroeira, com várias atividades recreativas, religiosas e culturais

VARIEDADES - Da Redação

Data 10/08/2018
Horário 16:15
Arquivo - Neste ano, não será realizada a procissão terrestre, com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes
Arquivo - Neste ano, não será realizada a procissão terrestre, com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes

Pela 70ª vez, será realizada no dia 15, a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Presidente Epitácio e Bataguassu (MS). Na programação, que inicia neste sábado, e foi preparada pelas comunidades e prefeituras dos dois municípios, estão atividades recreativas, culturais e religiosas.

Seu início foi em 1948, sendo que nos três primeiros anos, ocorria no dia 2 de fevereiro. Entretanto, devido às enchentes nessa época do ano, houve a necessidade de se fazer a mudança de data. E foi escolhido o mesmo dia em que a festa era realizada em Portugal, com procissões em várias comunidades de pescadores por todo aquele país, além de que nessa data no Brasil se comemora, também, a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. Assim, em 1951, foi realizada a primeira procissão da festa nos moldes portugueses.

Neste ano, por decisão conjunta das comissões organizadoras dos eventos no lado paulista e no lado sul-mato-grossense, não será realizada a procissão terrestre conduzindo a imagem até a capela de São José e Nossa Senhora dos Navegantes na Vila Tibiriçá.

No lado paulista, a festa é uma realização da comunidade católica da Vila Tibiriçá e da comunidade da Paróquia São Jeronimo Emiliani, que conta com apoio da Prefeitura, da Marinha do Brasil, polícias Rodoviária, Militar e Civil do Estado de São Paulo.

Da parte sul-mato-grossense, é uma realização da Paróquia São João Batista, a cargo da comunidade de Nova Porto XV, por meio da Subprefeitura do distrito de Nova Porto XV e comunidade católica, com apoio da Prefeitura de Bataguassu, da Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal e das polícias Militar e Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.

A programação cultural de ambas as cidades começa amanhã, sendo que a de Bataguassu segue até dia 14 de agosto, no CEL (Centro Esportivo e de Lazer) Odenir da Guia Rodrigues, inaugurado em 2017 para acomodar o público do município e região durante o evento. Os munícipes contam ainda com parque de diversão, queima de fogos e a tradicional quermesse. Em Epitácio, as comemorações seguem até o dia 15.

 

Box 1

PROGRAMAÇÃO - BATAGUASSU

Dia 11 - Banda Chamego Bom;

Dia 12 – Bingo às 14h e à noite Everton & Gustavo;

Dia 13 - Banda Poerão;

Dia 14 – Banda Poerão;

Dia 15

7h - Procissão saindo da capela de Nossa Senhora dos Navegantes, na Nova Porto XV, até o píer;

7h30 – Missa, no barco Odisseia, que tem capacidade para cerca de 500 fiéis;

8h30 – Procissão fluvial até Epitácio

14h – A imagem retornará, do píer da Orla, em Epitácio, até a capela na Nova Porto XV

 

Box 2

PROGRAMAÇÃO - PRESIDENTE EPITÁCIO

Dia 11 - Show musical com a banda Som do Monte Frei Gilson #EUSEGUIREI, na Tribo Show House

Dia 12 - 18h - Celebração com o bispo dom Benedito, na Igreja São Jerônimo Emiliani, da benção para os pais e início do tríduo a Nossa Senhora dos Navegantes. Em seguida, carreata até a capela São José e Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Tibiriçá), com a bênção dos carros;

Dia 13 – 20h - Segundo dia do tríduo a Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Tibiriçá) 

Dia 14 – 20h - Terceiro dia do tríduo a Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Tibiriçá)

Dia 15 - 6h - Saída de devotos epitacianos no barco Odisseia, do píer da Orla, com destino a Nova Porto XV; após a chegada da imagem vinda de Nova Porto XV em procissão fluvial até o píer da Orla em Presidente Epitácio, realizar-se-á missa campal no píer com a coroação de Nossa Senhora dos Navegantes pelos 70 anos da festa

14h - Retorno da imagem até a Nova Porto XV, em procissão fluvial, para o encerramento da festividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também