Cavalos da PM se aposentam e são homenageados

Em solenidade, que ocorreu no 18º BPM/I, três animais passaram à inatividade e foram doados para viver em propriedades rurais

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 06/01/2018
Horário 13:36
Marcio Oliveira, Solenidade no batalhão reconhece dedicação dos animais à causa pública e ao policiamento
Marcio Oliveira, Solenidade no batalhão reconhece dedicação dos animais à causa pública e ao policiamento

Depois de dez anos servindo ao Grupamento de Polícia Montada de Presidente Prudente, três cavalos se despediram da responsabilidade de manter a segurança pública para ingressar na “aposentadoria”. A solenidade de passagem à inatividade ocorreu durante a manhã de ontem, no 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). Os animais chegaram à unidade em 2008, logo após ser inaugurada, e agora foram doados para viverem em propriedades rurais nos distritos e municípios vizinhos.

A solenidade é uma forma de reconhecer e agradecer aos animais pela dedicação à causa pública e ao policiamento, de acordo com o comandante da Força Tática, Ives Minosso. Ele informa que o motivo da aposentaria é decorrente à atividade desgastante que exerceram ao longo de toda a vida, haja vista que já foram selecionados devido ao porte grande e treinados especificamente para a função. “A vida deles é totalmente diferente dos animais selvagens, foram criados em ambiente militar. Agora, poderão aproveitar e ter uma vida mais calma”, pontua.

Durante o período de atividade, os animais tinham carga horária de 12 horas diárias, divididas entre treinamentos e patrulhamentos, principalmente, às margens da linha férrea e no Parque do Povo, segundo o comandante. Dessa forma, outros três cavalos já integram a equipe, para que não haja desfalque, totalizando dez cavalos. “Eles são muito úteis em locais de difícil acesso, com mato alto e terra, onde a viatura não consegue chegar”, informa.

 

Aposentadoria dupla

Desde que o 18º BPM/I foi implantado na cidade, o cabo José Eloadi de Oliveira Lima teve o cavalo Orbital como companheiro de patrulha. Ele conta que, quando chegou, o animal era arisco e com a convivência conseguiu deixá-lo mais dócil. Tamanha foi a amizade desenvolvida que o cabo também irá se aposentar, após 30 anos de serviço e para não se afastar do colega de trabalho, o adotou e o levará para sua própria área rural no distrito de Floresta do Sul. “Sempre me serviu, não poderia entregá-lo para alguém que nunca trabalhou junto. Vou continuar com ele e, agora, terá um descanso merecido”, declara.

Outro que irá passa à inatividade é o cabo Edmilson Aparecido Corte, que além de se despedir do policiamento, também irá se separar da égua Grampola, com quem trabalhou durante cinco anos, após assumir sua titularidade em 2013. “É um sentimento de dever cumprido de ambos, mais uma etapa de serviço pela PM concluída”, ressalta.

A Grampola será destinada a uma propriedade em Montalvão, pertencente a outro PM da unidade. Por fim, o terceiro aposentado é a égua Odisseia, que passou por dois procedimentos cirúrgicos durante a sua atuação e aproveitará a inatividade em Santo Anastácio.

Publicidade

Veja também