CCZ confirma 89 casos de leishmaniose canina em Prudente

Com nova atualização, município contabiliza, no total, 288 catalogações da doença; registros recém-divulgados são referentes a outubro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/11/2019
Horário 18:47

Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), confirmou hoje mais 89 casos de LVC (Leishmaniose Visceral Canina). Os registros positivos são referentes ao mês de outubro. Agora, o município contabiliza 288 catalogações da doença.

O órgão informa que, do total, 19 casos foram notificados por clínicas particulares e que todos os proprietários dos cães com leishmaniose foram comunicados do diagnóstico dos animais, bem como receberam orientações sobre a doença, forma de transmissão e medidas de prevenção.

O CCZ pontua que, embora o cão seja o principal hospedeiro da doença no ambiente urbano, não há transmissão por contato direto com o animal. Vale lembrar que a patologia é transmitida pelo mosquito-palha, cujas larvas se proliferam em locais sombrios, com vegetação e acúmulo de matéria orgânica em decomposição, como folhas, frutos, bem como de fezes de animais.

 

Serviço

Todos os casos da doença em Prudente podem ser visualizados no Radar da Leishmaniose.

Publicidade

Veja também