CCZ de Prudente realiza 1,6 mil castrações em 2019

Método contribui efetivamente para o controle populacional, evitando o aumento de animais errantes e acúmulo de animais nas residências de pessoas carentes, para não causar a proliferação de zoonoses

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/05/2020
Horário 12:28
Arquivo - Animais disponibilizados à adoção pelo CCZ têm castração garantida
Arquivo - Animais disponibilizados à adoção pelo CCZ têm castração garantida

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente realiza um programa de controle populacional de animais. Uma das principais ações realizadas é a castração gratuita de cães e gatos. Apesar de o programa estar disponível a toda municipalidade, por sua limitação, o CCZ prioriza o atendimento ao público de baixa renda, animais errantes recolhidos nas ruas, animais mantidos por organizações não governamentais, bem como àqueles mantidos em abrigos temporários. Em 2019, foram castrados 1.616 animais entre cães e gatos, machos e fêmeas, número que se aproxima de 2018, quando foram efetuados 1.644 processos.

De acordo com a gerente do CCZ, Maria Lúcia Matioli, a castração contribui efetivamente para o controle populacional, evitando o aumento de animais errantes e acúmulo de animais nas residências de pessoas carentes, para não causar a proliferação de zoonoses. “Pedimos sempre que a população não solte o animal, mas alguns acabam escapando e, consequentemente, podem acabar cruzando e aumentando a população, tanto de cachorros como de gatos”. 

QUEM PODE

SOLICITAR

Para ter um animal castrado pelo CCZ é necessário atender alguns requisitos, ou seja, são contempladas pessoas que comprovem baixa renda a partir do número CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Somente neste ano, o órgão informa que 250 animais foram submetidos ao método (janeiro e fevereiro), para o encerramento do contrato. Atualmente, os animais que são disponibilizados para adoção no CCZ têm castração garantida, ou no caso de animais aptos para a cirurgia, já são entregues castrados.

SERVIÇO

Para solicitar a castração, o interessado deve ligar para o (18) 3905-4220 e preencher a solicitação. É necessário ter em mãos RG, CPF e o número NIS (Número de Identificação Social).

Publicidade

Veja também