O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente realizou neste sábado o plantão especial para coleta de sangue e chipagem de cães, no Jardim São Bento. Das 8h às 16h, donos levaram seus cachorros de estimação na quadra coberta do bairro, onde as equipes responsáveis ficaram concentradas. Segundo o agente de controle de zoonoses, Luan Ribeiro de Lima, o plantão visa coleta de amostra de sangue de animais para verificação de LVC (leishmaniose visceral canina). A ação percorrerá outros bairros da cidade até o fim do ano.
“A coleta de sangue e chipagem foram para os animais da área que compreende o Jardim São Bento e bairros no entorno. Os agentes já haviam realizado a ação no bairro, no entanto, muitos proprietários que não estavam em suas residências e foram deixados comunicados aos proprietários para comparecerem ao plantão, levando seus animais. Está é uma boa oportunidade para que seja feita a prevenção da LVC, além de contribuir para a saúde dos cães, até mesmo com outras doenças”, explica.
O Luck foi um dos bichinhos atendidos pela equipe responsável pela ação. Com ele nos braços, Maria Geni Queiroz Siqueira contou que atendimentos preventivos já virou hábito para ela e ressaltou que população deve participar destas ações, pois muitas vezes só um profissional é capaz de descobrir a doença.
“Nós, que não somos peritos em doenças, como a leishmaniose, temos que procurar sempre o auxilio de um veterinário, para não deixar que isto afete nossos animais de estimação. É preciso ter zelo e muito amor com estes animais e a prevenção depende só de nós mesmos”, pontua.