Ceagesp doa 300 kg de alimentos por mês para casa de acolhimento em Prudente

Trai Noi dá hospedagem a pacientes que buscam tratamento médico em hospitais da cidade e para pessoas com dependência química, que contam com quatro refeições diárias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/07/2023
Horário 14:34
Foto: Tra Noi
Entidade atende, em média, 130 pessoas mensalmente
Entidade atende, em média, 130 pessoas mensalmente

Neste domingo, completou-se um ano desde que a Tra Noi de Presidente Prudente se tornou uma das entidades atendidas pelo Banco Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns gerais de São Paulo) de Alimentos. De acordo com a companhia, o marco da parceria se deu com o ofício datado de 9 de julho de 2022, em que foi solicitada a inclusão da entidade na lista daquelas que recebem regularmente doações. “Em média, são 300 kg por mês e estamos contentes de conhecer o trabalho da equipe”, contou o gerente do entreposto de Prudente, Cledson Mendes. Recentemente, a equipe da unidade visitou a obra. 

A história da Tra Noi prudentina em breve completa 20 anos, pois a sua fundação ocorreu em 23 de julho de 2003. Sua obra mais conhecida, a Casa Tra Noi, tem por data de fundação um dia de Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro de 2009. 

As conversas para a chegada, porém, já têm quase 30 anos, datando de 1994 e vindo pelas mãos do Instituto Secular Maria de Nazaré. O movimento católico em si, cujo nome significa “entre nós” em italiano, começou em 1958, por iniciativa de Dom Sebastiano Plutino, padre homenageado no nome da casa de acolhimento.

O destaque da entidade está na capacidade de acolher pacientes e seus familiares em uma estrutura que, pela arquitetura, faria muitos pensarem que é um local de hospedagem convencional. “As pessoas falam que é melhor do que muitos hotéis pelos quais passaram”, conta Rosileni Brasil, assistente social da entidade. 

É essa estrutura com cara de hotel que recebe quem busca tratamento nos hospitais da cidade. “Acolhemos gente de cidades próximas e até de outros Estados, como Paraná, Acre e Rondônia”, conta Rosileni. “Os hospitais fazem o encaminhamento para nós”, completa a assistente social. 

Por seus 22 quartos e 63 leitos, passam em média 130 pessoas mensalmente e, ainda que não haja uma especialidade de acolhimento, muitos dos hóspedes são pacientes com câncer. "Há pessoas que ficaram cinco anos aqui fazendo tratamento", conta Rosileni. 

Com o tempo, o escopo de atendimentos ampliou-se para dependentes químicos, hoje em dia somando 11 homens que se encontram em uma outra casa, alugada. "Eles ficam por um período de quatro meses e ajudamos a inseri-los no mercado de trabalho", explica Rosileni, que relembra com alegria de um caso em especial. "Tinha uma pessoa que fazia tratamento e havia perdido até os vínculos familiares. Vivia pedindo dinheiro na rodoviária e havia abandonado a faculdade. Voltou, casou-se e está bem de vida", recorda. 

Todos esses atendidos contam com quatro refeições diárias, campo no qual o Banco Ceagesp de Alimentos desempenha seu papel, com um apoio que inclusive vem de antes da formalização em ofício. "Houve momento, na época da Covid-19, em que acabamos ficando quase sem verduras e esse apoio foi de muito valor", recorda Rosileni. 

Bastante conhecida em Prudente, a obra cravou raízes na cena filantrópica local. O Hospital de Esperança, especializado em câncer, é um dos doadores, além de haver ajuda da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) quando são realizados eventos beneficentes, como as pizzadas, os bazares e as festas. A Associação Tra Noi italiana dá sua ajuda e a obra é também receptora de recursos da Prefeitura prudentina, além de doações de pessoas físicas. 

A instituição conta com 11 funcionários e a ajuda de voluntários.

Entreposto prudentino

Com 7.700 m² construídos em um terreno de 80 mil m², o entreposto da Ceagesp em Prudente foi inaugurado em 1º de dezembro de 1981, comercializa, em média, 6 mil toneladas mensais e responde por 1,4% do total da rede Ceagesp, com uma esfera de influência que atinge também parte do Estado de Mato Grosso do Sul.

Serviço

A Associação Tra Noi de Presidente Prudente está localizada na Rua Antenor Gonçalves, 261, na Vila Euclides. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tranoiprudente@gmail.com, telefone 3903-7865 ou site www.tranoiprudente.org.br.

Publicidade

Veja também