Cenário político em Indiana

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 23/09/2020
Horário 03:37

Finalmente o cenário político indianense para as eleições de 15 de novembro está concretizado, deixa de ser apenas comentários e ganha nomes que postulam os cargos de prefeito, vice e vereadores. Com apoio da atual administração, Alcides Spigarolli (PSDB) e Dr. Allan Suzart Ribeiro (Pros) buscam através do voto o "sim" da população. Antônio Poleto (MDB) e Jose Vladimir Gava (MDB), ambos já foram prefeitos, também tentam mais uma vez ganhar o direito de administrar o município. Canarinho Junior (Podemos) e Riel Marchese (Avante), respectivamente candidatos a prefeito e vice, vão disputar o voto no pleito que se avizinha. 

Combate à dengue

O município de Martinópolis continua no intenso combate à dengue que, em 2020, teve o registro de 1.299 notificados suspeitos, com 1.033 casos positivos, porém, nenhum óbito. Segundo a Secretaria de Saúde, 100% dos casos foram recuperados, dados de janeiro até o presente momento. Mas os cuidados continuam, para diminuir os efeitos da doença no âmbito municipal, com abrangência pelos distritos de Teçaindá e Vila Escócia.

IDEB satisfatório

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) registrado pelo município de Martinópolis é considerado bastante satisfatório, comparando-se com a média nacional. Atingiu a marca de 7,2, enquanto a média nacional foi de 5,2, a estadual 6,8, e a meta de Martinópolis era de 6,8, portanto, foi além da expectativa. Ponto positivo para a educação do município.

Mudança inesperada

Depois de intensos dias de calor, com a população buscando comprar aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e correndo para os balneários, eis que nosso clima muda inesperadamente trazendo chuvas e um frio no estilo Curitiba (PR). Nos dias de muito calor registrou-se também grande procura por repelentes e inseticidas para combater os pernilongos que, de repente, invadiram as residências de Indiana e região. 

COVID-19 em Indiana

Segundo dados informados pela Secretaria de Saúde de Indiana 128 casos de Covid-19 foram registrados até ontem, com 118 pessoas curadas e nenhum óbito. Embora tenha ocorrido um certo relaxamento, inclusive no uso de máscaras, aquele clima de medo aos poucos está desaparecendo. Mas não se pode confiar, a prevenção contra a doença é necessária, e é bom não abusar.

Regente e Martinópolis

De acordo com as informações das autoridades de Martinópolis e Regente Feijó, as orientações contra a Covid-19 prosseguem no sentido de evitar a proliferação, fazendo novas vítimas. Em Regente Feijó foram registrados 193 casos positivos, com três mortes confirmadas e 183 curados. Martinópolis atingiu a marca de 238 casos positivos, 13 mortes confirmadas e 212 curados. Como se sabe que novos casos da doença foram confirmados em nossa região, a obrigação de cada pessoa é conscientizar-se e proteger seus familiares. 

Eleições em Regente Feijó

Os candidatos a prefeito, vice e vereadores para as próximas eleições em Regente Feijó já trabalham em seus bastidores, já que a legislação eleitoral proíbe qualquer manifestação antes do dia 27 deste mês. O atual prefeito Marco Antonio Pereira da Rocha, já não pode mais tentar uma vaga, pois está há oito anos na cadeira. Os três candidatos a prefeito e seus vices:

Arlindo Fantini 

Vice- Eduardo Madeira. 

Vilmar  Malacrida.

Vice - Leonardo Malacrida.

André Marcelo

Vice - Marcos Aparecido Prado.

O município tem 15.693 eleitores.

Primavera

A nova estação chegou, a tão esperada Primavera, que só termina em dezembro. Em alguns municípios, o sol apareceu iluminando com raios maravilhosos, e em outros com chuva e um vento gelado. Assim é a primavera!

Em tempo

Apagando velinhas! Isso mesmo, apagando velinhas, em setembro do ano passado por convite do Sinomar passei a escrever essa coluna, que a princípio foi concebida para divulgar somente Indiana, mas alguns dias depois incluímos Regente Feijó e Martinópolis. A primeira edição aconteceu dia 25 de setembro de 2019 e guardo com muito carinho, assim como todas. Obrigado aos amigos leitores pelo carinho e atenção, deixando claro que aceito sugestões.

Publicidade

Veja também