Cenário preocupante

REGIÃO - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 09/01/2021
Horário 03:28

Os casos de contaminação pela Covid-19 aumentam a cada dia na região. Paraguaçu Paulista registrou, até o fechamento da Coluna, 26 mortes pela doença. Em Rancharia são 19 vítimas fatais. Na cidade de Quatá são quatro mortes causadas pelo novo coronavírus. 

Janeiro branco

O Janeiro Branco é uma campanha, ainda nova, porém de extrema importância. A campanha objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o tema e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

Fundamental agora

Em virtude do exaustivo trato em relação ao novo coronavírus, psicólogos, psiquiatras e estudiosos da mente humana reforçam a necessidade do “fortalecimento da saúde mental”, uma vez que o número de crises de ansiedade e depressão aumentam assustadoramente. 

Desafio delicado

Continua o grande desafio imposto aos prefeitos eleitos sobre a conciliação entre saúde pública (pois há leitos com capacidade máxima de ocupação) e economia, visto que o comércio e parte da população pressionam para o não fechamento de lojas e empresas. 

Tratoraço

Produtores rurais de Paraguaçu Paulista e região manifestam contra o aumento de impostos. Além de Paraguaçu, o movimento foi realizado em cidades como Rancharia, Assis, Cândido Mota e Maracaí. 

Objetivo

Os produtores rurais pedem a revogação do Decreto 65.254/2020, publicado em outubro de 2020 e que integra a reforma tributária paulista, limitando as isenções do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a partir de janeiro de 2021 para várias operações, entre elas, produtos agrícolas.

Doação de terreno

A Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista aprovou a doação de terreno à Associação de Combate ao Câncer para construção de sua sede e transferência das instalações para o novo local, com o objetivo de ampliar o atendimento a pacientes carentes portadores de câncer do município, além do trabalho de divulgação e orientação das formas de prevenção.

Casa transitória

Casa Transitória oferece estadia noturna para migrantes em Paraguaçu Paulista. A grande missão da instituição é auxiliar pessoas em situação de rua. A casa conta com um dormitório feminino e outro masculino, além de refeitório e áreas comuns. O albergue noturno fica localizado na Rua Antonina Rosa Affini, 752, na Vila Nova.  Para contribuir e ajudar a manter o trabalho, ligue: (18) 3361-5356/99638-1201 – falar com a Silvia.

Crescimento na crise

Mesmo diante da pandemia, muitas empresas têm sido inauguradas e algumas até ampliadas na região. Em Paraguaçu Paulista, por exemplo, o comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniências está aquecido. Exemplo disso é a empresa Flex Conveniência e a Zero Hora, que contam com padaria e confeitaria com predominância de revenda.

Comércios informais

Junto com as micro e médias empresas, que têm investido pesado nesse momento de crise mundial, há grande quantidade de empresas informais. Na região de Rancharia, Quatá e Paraguaçu Paulista, em especial, é possível encontrar espetaria e petiscaria, sorveterias, comidas por meio de delivery, entre outros. Grande parte desses espaços foram edificados na própria casa dos empresários.

Publicidade

Veja também