Centro de Informações Turísticas está concluído em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 06/09/2022
Horário 05:19
Foto: Cedida
Centro de Informações Turísticas de Santo Expedito
Centro de Informações Turísticas de Santo Expedito

O CIT (Centro de Informações Turísticas) de Santo Expedito também está concluído para entrar em funcionamento. O prédio está concluído, restando tão somente o seu aparelhamento para ter condições de atender turistas e, ao mesmo tempo, arquivar todas as informações necessárias, inclusive com cadastros de pessoas que chegarem ao município.

EQUIPAMENTO
Segundo a coordenadora do Turismo de Santo Expedito, Lilian Florentino de Oliveira, já teve início o processo de licitação para a aquisição de todos os equipamentos necessários para a instalação do Centro de Informações Turísticas de Santo Expedito. Rede de telefonia e informática, para melhor desempenho dos serviços que serão prestados aos turistas que aqui chegarem.

COBERTURA
Com a inauguração e entrega ao público da cobertura da Praça da Alimentação, ela já abrigou romeiros que aqui chegaram no final da semana. Segundo se observou, ficaram bem acomodados e, acima de tudo, protegidos do sol. Uma devota de Santo Expedito, de Junqueirópolis, assegurou que essa obra foi de grande importância e que o prefeito Nenê Betio (PSDB), como também o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), foram felizes nesse trabalho. Ela diz que o município está realmente dotando de melhorias os espaços que são frequentados pelos turistas.

GRAÇAS ALCANÇADAS
Na missa de domingo, fiéis que lá compareceram fizeram questão de agradecer por graças alcançadas e, todas relacionadas à saúde. Uma devota de Presidente Prudente, após ter o filho abatido por grave enfermidade, pediu a intercessão de Santo Expedito para que ele sarasse e que tivesse uma recuperação plena, após uma delicada cirurgia. Foi até ao altar e relatou toda a situação, inclusive apresentou o filho adulto a todos os presentes na missa.

GRAÇAS ALCANÇADAS II
Uma outra graça foi apresentada por uma família presente à missa, com a recuperação da saúde de um recém-nascido que ficou internado por 21 dias desde o nascimento, e se recuperou. A família é de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, e o garotinho Gabriel Ceze teve um grave problema quando nasceu, mas sua avó fez um pedido a Santo Expedito e foi atendida. Hoje ele está com dois anos de idade e, no domingo, todos os familiares vieram para agradecer pessoalmente ao que consideram como um milagre.

ALMOÇO
Padre Umberto assegurou que o movimento do almoço servido após as missas de domingo continua normalmente. Ele afirmou que a média de 120 pessoas está sendo mantida e na grande parte por fiéis de outras regiões. Segundo ele, os que quiserem participar das missas dominicais e que residem em outras cidades podem vir e, além de serem bem recebidos pela comunidade, encontrarão todo o pessoal da comissão do santuário à disposição para manter um eficiente serviço de fornecimento de alimentação, que ocorre no salão paroquial logo após as missas.

PEREGRINO
A imagem de Santo Expedito Peregrino retornou de Presidente Prudente na semana passada para o seu lugar reservado dentro da Igreja Matriz. Padre Umberto diz que são programados outros roteiros, para atender as comunidades que desejarem receber a imagem. O período de preferência de todos os interessados é sempre a partir da sexta-feira, pois fica no sábado e, no domingo, deve retornar para o seu lugar na Igreja de Santo Expedito.

CAPELAS
Tem-se conhecimento de muitos municípios que estão optando por instituir em seu meio uma comunidade de Santo Expedito. Alguns se reúnem em grupos de oração ao santo e, outros, construindo suas capelas. Uma das mais conhecidas e atuantes está na cidade de Andradina, na região da Alta Noroeste.

SORTEIO
Continua a campanha de obtenção de recursos para as obras do Santuário e a maior delas é o sorteio, no dia 4 de dezembro, de uma camionete S-10 dupla, 0 km. O valor do cupom é de R$ 1 mil, podendo ser pago pelo cartão, em parcelas iguais aos números de meses até o sorteio. Os interessados encontrarão os cupons na Secretaria Paroquial em Santo Expedito, como também na Cúria Diocesana, em Presidente Prudente, com Camila. Situações especiais podem ser combinadas diretamente com a Secretaria Paroquial pelo fone (18) 3267-1177.

FÉ EM TROVAS
Minhas preces levo a Deus
Por meio de Santo Expedito
É meu forte intercessor
Pois nele muito acredito.
                            (José Costa)

Publicidade

Veja também