Centro de referência

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 04/04/2023
Horário 05:02

A secretária municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini, anuncia que Presidente Prudente terá o CRE-TEA (Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista) para qual o prefeito Ed Thomas (sem partido) conseguiu parte dos recursos.

MEIO MILHÃO DE REAIS
O deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos) destinou meio milhão de reais para reforma e ampliação de espaço na Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente). Mas, ainda será necessário mais recurso.

MOBILIZAÇÃO LOCAL
O anúncio foi feito durante a mobilização da comunidade no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, domingo (2) no Balneário da Amizade, com a realização da 2ª Caminhada pela Conscientização do Autismo.

NA MESMA ÉPOCA
Vinicius de Carvalho foi assessor-chefe da liderança do partido Republicanos na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) entre 2012 e 2013, época em que Ed Thomas estava no seu segundo de quatro mandatos.

MESMA PROFISSÃO
O deputado federal que está no 3º mandato e o prefeito de Prudente têm em comum, além da atuação política, a profissão de radialista. Em rádio e TV, Vinicius de Carvalho atuou na Record no Rio de Janeiro, Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).  

RADICADO EM SÃO PAULO
O parlamentar é natural do Rio de Janeiro, do morro Pavão-Pavãozinho. Está radicado em São Paulo, onde em 2012 assumiu a presidência do Republicanos. É pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

DEFENSORES DA CAUSA
A administração municipal de Prudente mantém contato com duas deputadas estaduais que atuam em defesa dos direitos das pessoas com TEA (Transtorno no Espectro Autista), que são Clarice Ganem (Pode) e Andréa Werner (PSB).

LOCAIS DE ORIGEM 
Clarice é paulistana radicada em Indaiatuba, na região de Campinas; mãe do deputado federal Bruno Ganem (Pode). Andréa é mineira de Belo Horizonte, radicada em São Paulo; jornalista e ativista da causa por ter um filho autista: Theo. 

ÍNDICE MAIS ALTO
Prudente com 231 mil habitantes tem entre 2,13 mil a 4,26 mil autistas, considerando a estimativa mundial que varia de 1 a 2% da população. Na rede municipal de educação são 456 alunos (2,5%), dentro do universo de 17.634, com idade de zero a10 anos. 
 
REGIONAL DE ASSIS
O deputado estadual Ricardo Madalena (PP), com atuação na região de Prudente, enviou ao Plantão informação da destinação de novo mamógrafo ao Hospital Regional de Assis. Equipamento fundamental para diagnóstico precoce do câncer de mama.

FALTAM REMÉDIOS
Fiscalização do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) em 454 unidades de saúde de 238 municípios, incluindo 14 municípios da 10ª Região Administrativa, detectou falta de medicamentos em quase a metade: 46,87%.

PRODUTOS VENCIDOS
As maiores faltas são de antibióticos, remédio para hipertensão arterial e para tratamento de doenças mentais e diabetes. Os ficais do Tribunal também detectaram 7% de produtos vencidos.

Publicidade

Veja também