A trajetória do chef Luan Borges, egresso do curso de Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente, é marcada por sabor, identidade e inovação. Atualmente morador de Salvador (BA), ele iniciou uma turnê gastronômica pelo Brasil, apresentando um menu de comida de boteco que mistura sabores nordestinos e pratos autorais.
“O público pode esperar uma experiência afetiva, sobre a arte de transformar a comida em amor, onde a pessoa possa sentir ‘de volta ao tempo’, algo que traga uma memória afetiva. Busco oferecer a tradição do boteco com o toque da alta gastronomia”, define o chef.
Formado pela Unoeste em 2016, Luan construiu uma carreira de destaque, atuando em restaurantes premiados e reconhecidos pelo Guia Michelin, como o Tête à Tête, Petit Gastronomia e Animus, em São Paulo. Ele também participou do programa “Iron Chef”, da Netflix, e hoje atua como Personal Chef na Bahia.
O ex-aluno Unoeste destaca que sua formação foi essencial para alcançar reconhecimento nacional. “A Unoeste foi fundamental na minha trajetória. Foi através da Unoeste que eu consegui alcançar o mercado de trabalho. Com a indicação de uma professora, conquistei meu primeiro estágio em São Paulo. Eu aprendi toda a base na faculdade, colocando mão na massa”, lembra.
Além do domínio técnico, Luan ressalta que a vivência acadêmica proporcionou uma visão ampla sobre a profissão. “Um professor me disse isso nas primeiras aulas e eu sempre falo para as pessoas: quando quisermos ter felicidade, é quando vamos proporcionar felicidade ao outro. Muitas vezes estamos em horários, locais e épocas que a gente gostaria de estar com a nossa família e a gente está ali, trazendo alegria e felicidade para outras famílias. E acho que esse é o maior prazer”, conta Luan.
Para o coordenador do curso, professor doutor Tchiago Inague, a história do egresso representa o perfil profissional que a Unoeste busca formar. “A trajetória do Luan é motivo de grande orgulho para nós. Ele simboliza o perfil de egresso que buscamos formar: um profissional técnico, criativo e comprometido. Ele inspira nossos alunos e reafirma que a formação oferecida pela Unoeste prepara para competir em qualquer lugar do mundo”, destaca.
O curso de Gastronomia da Unoeste recebeu conceito máximo (5) na avaliação do MEC (Ministério da Educação), sendo reconhecido como o melhor curso do país. A excelência é resultado de um projeto pedagógico atualizado, corpo docente experiente e infraestrutura de ponta, que inclui cozinhas profissionais equipadas, laboratórios e projetos de extensão.
“Outro diferencial é a formação humanista e empreendedora, que incentiva o aluno a pensar a gastronomia não só como técnica, mas como expressão cultural, social e econômica. O curso busca desenvolver profissionais completos — capazes de criar, gerir e inovar em diferentes áreas da alimentação”, completa o coordenador.
De origem sul-mato-grossense e com carreira consolidada no Nordeste, o chef Luan Borges é exemplo de que a gastronomia une regiões, culturas e pessoas. “A gastronomia está em tudo — nas celebrações, nas memórias e na forma como compartilhamos amor. É isso que quero transmitir com meu trabalho”, resume o egresso.
Com sua turnê e trajetória inspiradora, o chef reforça que a formação na Unoeste prepara profissionais para ir além da cozinha — capazes de transformar a comida em experiência e o talento em carreira.
A turnê de Luan começou em setembro, em Salvador (BA) e atualmente está em São Paulo capital, onde permanece até domingo. Do dia 12 a 29 de novembro, Luan leva a turnê para Bataguassu (MS) e após retorna para Salvador nos dias 5 a 31 de dezembro. Mais detalhes podem ser consultados no perfil oficial do Luan no instagram (@luanisborges).
SAIBA MAIS
SEJA UNOESTE
Se você também quer transformar talento em profissão e estudar no melhor curso de Gastronomia do país, o Vestibular Unoeste 2026 está com inscrições abertas. Saiba mais e inscreva-se agora!
Cedidas

Formado em 2016, Luan participou da 2ª turma do curso de Gastronomia

Professor Ulisses Dias, Luan Borges e o professor Fábio Almeida durante colação de grau da 2ª turma de Gastronomia da Unoeste

Tapioca com tartar de salmão, prato autoral do chef Luan Borges

Bolinho de fumeiro com banana da terra, prato autoral que mistura culinária nordestina