Chuvarada: Prudente registra 60 mm de água

Intempérie que ocorreu nesta quinta-feira é a típica chuva de verão (chuvas convectivas), caracterizada, principalmente, por ocorrer no fim da tarde e com alta intensidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/01/2022
Horário 19:37
Foto: Cedida
Defesa Civil alerta para transtornos em decorrência da chuva
Defesa Civil alerta para transtornos em decorrência da chuva

No fim tarde desta quinta-feira, os prudentinos foram surpreendidos por uma forte chuva. No intervalo de uma hora, os pluviômetros da Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), já haviam registrado volumes de 40 a 60 milímetros.
Conforme o professor e responsável pela Estação Meteorológica da Unoeste, Alexandrius de Moraes Barbosa, a intempérie que ocorreu nesta tarde é a típica chuva de verão (chuvas convectivas), caracterizada, principalmente, por ocorrer no fim da tarde e com alta intensidade.
“Há previsão de intempéries nos próximos dias, com possibilidade de chuvas similares com a de hoje”, explica o professor. “Janeiro é o mês mais chuvoso na região”, acrescenta.
Durante o intervalo de chuva, os ventos chegaram a 35 km/h. 

Defesa Civil

A reportagem teve acesso a fotos e vídeos que mostram como a força da natureza não estava de brincadeira. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que, até o início da noite, foram registradas ocorrências em razão da forte chuva no município. Até o fechamento desta ainda edição não havia um balanço oficial dos danos. 
A Defesa Civil, inclusive, emitiu um alerta em que detalha que, até este sábado, há previsão de chuvas, seguidas por raios e ventos. “Há previsão de elevado acumulado para todo o período. Como também haverá um grande volume de água caindo em um espaço curto de tempo, existe risco de transtornos”, adiantou. “Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos”.

SERVIÇO
Em caso de emergência acione a Defesa Civil (18) 99744-0199 ou o Corpo de Bombeiros (193).

Publicidade

Veja também