Cia Suno volta a PP, com "Estripulias no Circo”

“Todo o tempo durante o espetáculo é realizada sempre uma triangulação, a quebra da quarta parede. Ou seja, interage-se com o público para sentir o retorno. Existe na peça toda uma linguagem cênica, onde no final é explorado mais a questão do novo circo, contemporâneo, com o nariz vermelho e muita palhaçada", destaca.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 02/06/2013
Horário 08:21
Hoje, a Cia Suno de Arte está de volta ao Sesc Thermas de Presidente Prudente, para mais uma apresentação especial trazendo a arte circense. No último domingo, compondo a programação da Virada Cultural Paulista, o grupo trouxe "Sanduba Delivery". Nesta tarde, vem com "Estripulias no Circo". A atração será na Área de Convivência, às 15h, com entrada franca.

Jornal O Imparcial Grupo apresenta mágica, mímica, palhaçadas, equilibrismos, malabarismos e acrobacias no Sesc

O texto deste espetáculo, há seis anos em cartaz, é de André Moretti, que foi quem falou com a reportagem por telefone. Segundo ele, no palco, os atores Helena Figueira, que também é a diretora da peça, Duba Becker e Leo Mologni representam vários personagens como uma ginasta, a mímica e o chinês, entre outros. Ele conta que para desenvolver cada um, várias pesquisas sobre esses artistas do circo foram realizadas. Assim, sem respeitar uma cronologia, mas passando por todas as vertentes desta arte, apresentam este espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas.

"Tem toda uma estética híbrida e lúdica, cheia de beleza e leveza, que são traduzidas na dança, nos números de riscos, contorção, mágica, mímica, palhaçadas, malabarismos e acrobacias. Ou seja, toda a magia do circo", explica Moretti.

O produtor explica que na verdade, a peça é uma narrativa que vai contando a história da Família Suno. Fala que é como se eles e seus antepassados tivessem passado por todas as vertentes do circo. Desde a de cavalaria inglês, do circo chinês, que dominam a arte do equilibrismo, ao russo, que encanta com toda uma estética corporal, até a linhagem mais moderna e inusitada.

"Todo o tempo durante o espetáculo é realizada sempre uma triangulação, a quebra da quarta parede. Ou seja, interage-se com o público para sentir o retorno. Existe na peça toda uma linguagem cênica, onde no final é explorado mais a questão do novo circo, contemporâneo, com o nariz vermelho e muita palhaçada", destaca.

 

A Cia Suno

De acordo com Moretti, integram a companhia a atriz dramática e circense Helena Figueira, que é formada pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT) e École National du Cirque Annie Fratellini. Também o ator dramático, formado em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), Victor Nóvoa, e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares, Duba Becker.

Ele conta que a companhia foi fundada em 1998, com a proposta de criação de um núcleo de pesquisa teatral, na cidade de Santos. Inicialmente dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre "Fando e Lis", "Piquenique no Front" e "O Arquiteto e o Imperador da Síria". Logo após, iniciou um trabalho sobre "Esperando Godot", espetáculo este que recebeu três prêmios de melhor ator, com Victor Nóvoa, e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante.

Em seu repertório atual, estão os espetáculos: "Dia de Festa", "A bailarina e o palhaço", "Contos em Cantos", "O Gigante Adamastor", "O Mistério do Boto", "Estripulias no circo", "O Cientista e a Lua", "Nêga e Malandro: Pandeiro de chita", "LUDI" e "Despautérios. Além das intervenções "Limp...AR", "Cortejo Circo Suno", "Marionete", "Charanga circense" "Benvindo e Malvindo" e "O Carteiro e o Poeta".

A Cia Suno de Arte foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte brasileira, com três números circenses, na BTL - Lisboa 2006, Fitur Madrid 2006 e Fit Argentina 2007. Também foi a responsável pela assinatura da coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011 e 2012) e X9 Santista (2008).

 

saiba mais

FICHA TÉCNICA


Texto: André Moretti

Direção: Helena Figueira

Elenco: Duba Becker, Helena Figueira e Leo Mologni

Iluminação: André Scatolin

Produção: Cia Suno
Publicidade

Veja também