Cia Truks faz apresentações gratuitas em Narandiba e Iepê 

“O Senhor dos Sonhos”, que roda por São Paulo e cidades do interior desde o início de junho, já realizou mais de 1.200 sessões, e é importante marco na história do teatro infantil

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 31/07/2022
Horário 09:00
Foto: Divulgação/Thiago Cardinali
Criado em 1999, “O Senhor dos Sonhos” vem sendo apresentado em todo o país e no exterior
Criado em 1999, “O Senhor dos Sonhos” vem sendo apresentado em todo o país e no exterior

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a Cia Truks apresenta o espetáculo “O Senhor dos Sonhos”, que roda por São Paulo e cidades do interior do Estado desde o início de junho. Com 32 anos de trajetória premiada, o grupo tem à frente o diretor Henrique Sitchin. A peça faz parte do projeto O Encantador Mundo dos Bonecos, que está sendo viabilizado com o patrocínio da Cocal, produtora de energia renovável, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, e terá novas apresentações nesta segunda, terça e quarta-feira, nas cidades de Narandiba, Iepê e Maracaí, respectivamente.
Criado em 1999, “O Senhor dos Sonhos” vem sendo apresentado em todo o país e no exterior e já realizou mais de 1.200 sessões. É sem dúvida um importante marco na história do teatro infantil no país. O menino Lucas, protagonista da peça, é certamente um ícone de todas as crianças e, aqui, vivencia uma das principais “problemáticas” da infância: como se inserir no mundo real dos adultos, uma vez que elas, as crianças, vivem mergulhadas em um mundo particular de sonho e imaginação? 
A peça, assim, trata de discutir, de forma leve, bem-humorada, mas também muito poética, como se desenrola este conflito, que consequências pode ter quando negligenciado, e que saídas um mínimo mais confortáveis pode oferecer aos pequenos.
“‘O Senhor dos Sonhos’ trata de externar a nossa visão acerca do problema: é extremamente confortante, para as crianças, a cumplicidade de pais e educadores. Em outras palavras, significa dizer que crianças talvez nada mais necessitem do que o carinho do diálogo, da compreensão e do entendimento de que estão em um mundo diferente, e que precisam, sobretudo, serem abarcadas nesta jornada por um oceano desconhecido, que o mundo faz desaguar, sempre misterioso, às suas frentes. Não querem superproteção, porém, tampouco aceitam que negligenciemos suas angústias. É necessário encontrarmos o equilíbrio verdadeiramente amoroso na relação com os pequenos”, diz a sinopse.

O menino nos ensina importantes lições

É o menino Lucas, no espetáculo, o encarregado de simbolizar este metafórico "mergulho na vida", feito pelas crianças, que as faz caírem em um mar desconhecido, cheio de medos, riscos e incompreensões, que, por fim, são um a um combatidos com criatividade, valentia e sabedoria de quem é acolhido com afeto e, assim, pode escolher para a vida o caminho da criação e preservação de sua identidade verdadeira. Lucas encarna, dos bonecos, uma deliciosa irreverência, e dos humanos, os sentimentos mais profundos, a dor da solidão, o medo da inadequação, da não pertinência, o desejo da comunhão. Das crianças, sobretudo, a doçura! 
“Lucas é o Senhor dos Sonhos, um menino a nos ensinar importantes lições: sonhar, rir, e não levar o mundo tão a sério talvez ainda sejam poderosos remédios. Não se deve morrer mais do que o necessário, sob o risco de morrermos a cada dia quando uma morte apenas já seria o bastante dolorosa. Lucas nos ensina a viver com alegria e com simplicidade, em um mundo cada vez mais complicado”, destaca a sinopse.
A Cia Truks almeja fazer do boneco o máximo da expressão do que ainda nos parece tão humano: um sublime e poético amor pela vida, pelo sonho, pelas brincadeiras que fazem das crianças estas criaturas tão especiais e, ousamos dizer, tão superiores a nós adultos.

APRESENTAÇÕES NA REGIÃO
Dia 01/08 | 10h e 15h 
Emef Vereador Edson de Oliveira Garcia
Narandiba 

Dia 02/08 | 10h30 e 12h30 
Emef João Antônio Rodrigues
Rua Profª. Maria Fermina Sacco Ricci 32, centro
Iepê




 

Publicidade

Veja também