Se o argumento de que pedalar faz bem para a saúde não é suficiente, a zona rural da região oferece outros. Tem o cenário, a tranquilidade e as melhores condições de ar. Por esses motivos é que vem crescendo cada vez mais o cicloturismo na região. Um dos reflexos desse interesse é a exploração do turismo rural. O evento “Rota das Frutas – Circuito das Cachoeiras”, organizado pela empresa Pedivela Bike Clube de Presidente Prudente, sob o comando de Ademir Alves Junior, mais conhecido como Dema, está com inscrições abertas. O passeio será realizado no dia 29 de outubro saindo de Prudente para Narandiba.
De acordo com Dema, o município de Narandiba está se tornando um polo do cicloturismo. “No roteiro da Rota das Frutas, passamos por uma propriedade que produz vários tipos de frutas como pitaia, lichia, amora, uva e ali os ciclistas/turistas, além de conhecer a agricultura familiar, também podem comprar outros produtos feitos pelos produtores, como as frutas, geleias, queijos”, ressalta Dema.
Para o organizador, esse movimento é uma oportunidade de negócios para os comerciantes e produtores da cidade. “Nós começamos com um café na padaria, depois seguimos para a propriedade rural e finalizamos com um almoço no restaurante. Isso faz movimentar a economia da cidade. Também temos guias para dar apoio aos ciclistas”.
Ainda de acordo com Dema, o ponto alto do passeio é conhecer o “Circuito das Cachoeiras”. São cinco cachoeiras: Poção, Três Quedas, Ofurô, Meio e Lagoa Azul. “Difundir as belezas da nossa região é o nosso objetivo. Muita gente nem sabe que em Narandiba tem cinco cachoeiras”.
A Pedivela Bike Tour, segundo Dema, está nesse setor desde 2020, mas foi em 2021 que deu início ao cicloturismo aqui na região. Ele explica que já foram organizados 17 grupos com mais de 600 participantes.
Para a coordenadora de Turismo e Cultura de Narandiba, Ester Vania da Silva Moraes, a “Rota das Frutas – Circuito das Cachoeiras” ajuda a girar a economia na cidade, que tem hoje 6,5 mil habitantes. “Os estabelecimentos podem gerar renda com o turismo rural. Narandiba é hoje a terceira maior produtora de pitaia no Estado de São Paulo, segundo o ranking da Ceagesp [Companhia de Entrepostos e Armazéns gerais de São Paulo]”.
A coordenadora de Turismo e Cultura acrescenta que o cicloturismo vem crescendo nos últimos dois anos. “Acredito que a pandemia colaborou com esse crescimento, pois as pessoas optaram por andar de bike porque é ao ar livre e de lá pra cá foi crescendo essa alternativa”.
O ponto de encontro para a saída é em Prudente (em frente à Havan). Os participantes vão de carro até Narandiba. Após, param para um café da manhã na padaria, seguem de bike para a zona rural passando pela propriedade produtora de frutas, seguem para as cachoeiras e o passeio é finalizado com um almoço no restaurante.
INSCRIÇÃO
A inscrição para participar da “Rota das Frutas – Circuito das Cachoeiras” é através do telefone: (18) 98147-5915. O valor é de R$ 120.
Foto: Cedida
Passeio inclui pausa para ciclistas se refrescarem em cachoeiras