Cida Ajala é contemplada com gravação de música e filme pela Lei Paulo Gustavo

Ambas as produções tem o título “A História de um Boiadeiro”, que homenageiam o seu pai, senhor Cezar Ramão Ajala (in memoriam)

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 17/02/2024
Horário 09:14
Foto: Instagram
Cida Ajala e Anselmo Ferreira têm levado o nome de Prudente a vários eventos, programas de TVs...
Cida Ajala e Anselmo Ferreira têm levado o nome de Prudente a vários eventos, programas de TVs...

A cantora e compositora prudentina, principalmente da música raiz, Cida Ajala, tem novidades! Ela teve dois projetos seus aprovados na seleção da LPG (Lei Paulo Gustavo) em Presidente Prudente Um deles ela gravará um filme sobre a vida do seu pai, Cezar Ramão Ajala (in memoriam) e no outro a música, em 16 de março, “A História de um Boiadeiro”, também em homenagem ao seu progenitor. 

“São dois sonhos realizados. O primeiro foi profetizado pelo meu pai há uns 30 anos quando eu estava escrevendo o livro sobre sua vida: ‘Memórias de um boiadeiro’! Ele dizia: ‘Isso vai virar filme’! E essas palavras ficaram em meu coração. Estou muito feliz!”, exclama a artista prudentina. 

O segundo sonho que Cida Ajala se refere é o de gravar a música, de mesmo título do filme, que ela compôs para o senhor “Ramão” com um grande produtor musical. “E como Deus faz o trabalho completo, este produtor, Gabriel Jacob, do Studio Promix, de São Paulo, é o mesmo de grandes artistas como Zezé di Camargo & Luciano, Mato Grosso & Matias, Roberta Miranda e Leonardo. Detalhe, essa música estará na trilha sonora do filme! Estou me sentindo realizada e agradecida a Deus!”, frisa a compositora, lembrando que será acompanhada por seu fiel violeiro, o músico Anselmo Ferreira, que terá participação na gravação.

Herança de pai

Cida Ajala comenta que a representatividade de seu pai em sua vida artística é muito importante! “Foi ele quem me deixou a maior herança: a música! Meu pai tocava violão e bandolim. Nasci em berço de músicos! Além do meu pai, todos os meus tios também tocavam”, narra a cantora.

Segundo ela, seu pai foi boiadeiro de estradão, o que explica suas inspirações para compor músicas sobre a natureza. “Meu pai enfrentou estradões sem fim, sol, calor, frio e tempestades! Atravessava rios imensos! Tudo no lombo de um cavalo! Em suas viagens conduzindo a boiada, às vezes ele dormia na rede pendurada em árvores bem altas para se proteger de onças e outros animais ferozes”, recorda a violeira.

A primeira boiada que o senhor Ramão conduziu foi do Paraguai para o Brasil. Cida diz que ele levou seis longos meses! “Ele veio até chegar em Regente Feijó, onde em uma cidade próxima, em Anhumas, conheceu o grande amor da sua vida: ‘minha mãezinha Ana Caseiro’! E se casaram e assim começou a história de Cida Ajala [risos]”, conta com alegria a cantora, compositora e violeira, que ama e propaga a raiz da música sertaneja por diversas partes do Brasil em shows, programas de rádio, televisão, entre outros.

“A HISTÓRIA DE UM BOIADEIRO” 
Cida Ajala

Eu vou contar
A história de um boiadeiro 
Cavalgava o ano inteiro 
Nas estradas sem sessão
Saia cedo
Com o dia clareando 
Só parava pra comer
E descansava ao anoitecer 

E quando a noite
Deitado na sua rede
Contemplava o luar
E as estrelas à brilhar 
Agradecia a Deus pela sua vida
E a sua Santa protetora 
Nossa Senhora Aparecida 

Esse boiadeiro veio de terras distantes
Não esquecia um só instante 
Sua família e seus pais
Mas mesmo assim
Encontrou o seu amor 
Era a filha de um tropeiro
O chamado Zé Caseiro

Sua comitiva
Era bem organizada 
Uma tropa arrojada
Se fazia respeitar
Seu cozinheiro tinha o nome de Japão 
E naquele tempo
Era o melhor da região 

No vai e vem
Nas voltas que o mundo dá
Laça boi toca boiada
E o berrante a repicar 
Pois sua vida estava no estradão 
E sempre carregando sei amor no coração 

Passou-se os anos 
Ele sempre a cavalgar
Mas chegou um dia em fim
Ele teve que parar
Ficou sonhando 
Ao lado de sua amada
Em montar o seu cavalo 
E transportar outra boiada

E até hoje 
Esse velho boiadeiro 
E querido pelos filhos, netos todos fazendeiros 
Por isso hoje me inspirei nessa canção 
Pois esse boiadeiro...
É O MEU PAI O SEU RAMÃO!

(((LHO)))
“FOI ELE QUEM ME DEIXOU A MAIOR HERANÇA: A MÚSICA! MEU PAI TOCAVA VIOLÃO E BANDOLIM. NASCI EM BERÇO DE MÚSICOS! ALÉM DO MEU PAI, TODOS OS MEUS TIOS TAMBÉM TOCAVAM”
Cida Ajala

Foto: Instagram

Os pais da cantora, senhor Ramão e dona Ana Caseiro


Imagem que ilustra a lembrança da filha de seu pai boiadeiro (ele é o segundo da esq. pra dir.)

Publicidade

Veja também