Cidade abalada pelo incêndio

Toninho Moré

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 29/09/2023
Horário 03:33

O incêndio que ocorreu na madrugada de terça-feira passada em Presidente Venceslau deixou a cidade em estado de choque. Por volta das 2h40, quatro galpões de depósito pertencentes à empresa Eletro Força foram consumidos pelas chamas.

FÁCIL PROPAGAÇÃO DEVIDO À COMBUSTÃO RÁPIDA
Os produtos armazenados nos galpões eram altamente inflamáveis, o que facilitou a rápida propagação do fogo, uma vez que os depósitos são interligados. Os bombeiros tiveram dificuldades durante todo o período de combate às chamas.

PERDAS DEVIDO AO INCÊNDIO
Dentro dos depósitos, havia uma grande quantidade de bobinas de fios usados em instalações elétricas, além de placas solares, aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e veículos. Além de tudo isso, dois caminhões, uma picape e uma empilhadeira foram completamente destruídos pelas chamas.

EMPRESA ELETRO FORÇA
A Eletro Força é uma das maiores empresas da cidade, atuando tanto no atacado quanto no varejo. Seu proprietário, Aparecido Bertaco, está no ramo há mais de 30 anos. A empresa atende não apenas Presidente Venceslau e região, mas também mais de 200 cidades no Estado de São Paulo.

ESFORÇO FAMILIAR 
Cido Bertaco é um exemplo de empreendedorismo, gerenciando o negócio ao lado de sua esposa e filhos. Apenas dois dias após o desastre, a empresa já retomou suas atividades em pleno vapor, continuando a atender seus clientes tanto na loja física quanto no atacado.

FORÇA DE TRABALHO 
A Eletro Força emprega mais de 110 pessoas em Presidente Venceslau, algumas delas com quase três décadas de dedicação à empresa. Nesta semana, muitas pessoas têm demonstrado solidariedade a esta família, que é um símbolo de progresso na cidade.

TEMPERATURAS ELEVADAS
Presidente Venceslau tem enfrentado dias de calor intenso desde o final da semana passada, com o auge da temperatura atingindo 39,7°C, às 15h14 na segunda-feira passada, conforme registrado na estação meteorológica do Blog do Toninho.

POLÊMICA NA POLÍTICA LOCAL
Os debates acalorados continuam na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, onde a vereadora Alessandra Colombo, da União Brasil, tem se destacado como a principal figura de oposição ao governo municipal no Legislativo.

CONFLITO COM O LÍDER DO GOVERNO
Um de seus alvos na casa é o líder do governo no Legislativo, vereador Bruno Dassie (PV). Na última sessão, ele expressou seu desconforto diante das críticas da vereadora à administração municipal e ao seu próprio trabalho, afirmando que, a partir de agora, ignorará qualquer comentário de Alessandra.

REJEIÇÃO DO PROJETO DE TAXA MUNICIPAL
Nesta semana, a Câmara Municipal rejeitou por unanimidade o projeto de criação de uma taxa municipal para a coleta de resíduos sólidos em Presidente Venceslau. O projeto, de autoria do Executivo, vinha sendo debatido nos círculos políticos nos últimos dias.

PREFEITA BÁRBARA SE MANIFESTA
A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches (PP), decidiu postar um vídeo sobre sua gestão no Facebook. Em sua mensagem, ela enfatizou seu trabalho silencioso e mencionou as atuais obras realizadas por seu governo na cidade.

REAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
A fala da prefeita causou grande impacto na oposição, que a criticou vigorosamente nas redes sociais. Os comentários publicados abordam, entre outros assuntos, um contrato de manutenção veicular com uma empresa localizada a uma distância considerável de Presidente Venceslau, o que tem causado demoras significativas nos reparos dos veículos da frota municipal e do corpo de bombeiros.

Publicidade

Veja também