Cidades da região estão prontas para o carnaval

De 21 ouvidas, 12 optaram por não realizar a festa; motivos vão desde a prioridade a outros eventos, contenção de despesas ou simplesmente não ter tradição 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/02/2023
Horário 03:34
Foto: Cedida
 Balneário de Rosana será palco para a grande folia que aguarda em torno de 10 mil pessoas por dia
Balneário de Rosana será palco para a grande folia que aguarda em torno de 10 mil pessoas por dia

O carnaval de 2023 ocorre neste ano em 21 de fevereiro. As festas, por sua vez, começam neste sábado. De 21 cidades da região ouvidas por O Imparcial, apenas nove estão preparando a festa que, em anos passados, levava multidões de pessoas às ruas, aos clubes e às quadras. Os motivos são variados, desde a prioridade a outros eventos ou situações, contenção de despesas ou simplesmente o fato de não cultivar essa tradição mesmo. 
Uma das referências da região, Rosana mantém a tradição e espera receber uma média de 10 mil pessoas por dia, de sábado a segunda-feira, no Rosana Folia 2023, realizado no Balneário Municipal, com entrada franca. 
Durante a noite, o evento terá início às 21h, com as atrações no sábado: Grupo Pegada LP; domingo, Grupo Sempre Tem; segunda, Banda Thimbahia. E após as bandas, todas as noites DJ André e DJ Rodolfo.
As matinês serão no domingo e na segunda, a partir das 16h, com os DJs e também terá aulão de zumba com oferecimento da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Cultura. 
“É importante mantermos a tradição do carnaval pelo fato de sermos um município de interesse turístico e estamos em busca de nos tornarmos uma estância turística. Hoje nossa maior fonte de geração de renda é o turismo e com os eventos recebemos visitantes do Brasil inteiro que, além de curtir nossos eventos, vêm curtir também nossas belezas naturais”, salienta João Batista Santana Silva, o JB, assessor da secretaria.

Martinópolis

Também com quatro dias de folia, Martinópolis começa amanhã e segunda, a partir das 21h, na Avenida Celso João Gomes Martins, em frente à Prefeitura, tendo na abertura o desfile da escola de samba Unidos da Vila Alegrete, com 200 integrantes e oito carros alegóricos desenvolvendo o tema “Direito da Criança”. No domingo e terça, a folia é a partir das 15h, no Balneário Laranja Doce; em ambos os locais aberto ao público. 
“Nos quatro dias, teremos o trio elétrico com a banda Catedraus, do próprio município. Ao todo esperamos aproximadamente 4 mil pessoas prestigiando nosso carnaval neste ano”, expõe Maria Luciana da Silva Santana, 44 anos, diretora do Departamento de Cultura,que atua juntamente com Ederson de Oliveira Brito, do Turismo. 

Mirante do Paranapanema

Segundo a secretária de Planejamento do município, Mari Clayre da Fonseca Silveira, será realizada apenas uma brincadeira à noite, “Caia na Folia”, em Mirante do Paranapanema, das 20h às 23h, e uma matinê, das 15h às 19h30, nada daqueles grandes carnavais não, será um evento bem simples nos dias 19 e 21, no Mirante Futebol Clube. “Será um carnaval mais para as nossas crianças e terceira idade. Só para não deixar passar em branco. Como atração teremos o Fernando Ganso de São José do Rio Preto [SP], o Junior Alcântara de Prudente e a banda Pura Folia”, adianta.

Presidente Prudente

A Comissão de Organização de Eventos da Prefeitura de Presidente Prudente realiza o Brincando no Carnaval , no Parque do Povo, neste sábado e domingo, das 16h às 20h, para todas as famílias e o público em geral. 
Como atrações o público contará com recreações infanto-juvenis, e no palco principal a Patota do Paçoca, Grupo Divas Move, o cantor Amauri Alonso e ainda terá concurso de fantasias infantis, então use a criatividade. Haverá também sorteio de brindes aos presentes. Além daquela praça de alimentação organizada pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) com dez food trucks.

Taciba

O município de Taciba investiu R$ 80 mil para garantir aos munícipes e visitantes três dias de festa, na Avenida Moisés Calixto. No primeiro dia (18), a atração será a Banda Caso A Parte + DJ Higor Monteiro; no domingo, Thainara e Thatiane + DJ André Baladas e, na segunda, André Felix + DJ Fuego animam a última noite de festa.

“É IMPORTANTE MANTERMOS A TRADIÇÃO DO CARNAVAL PELO FATO DE SERMOS UM MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO E ESTAMOS EM BUSCA DE NOS TORNARMOS UMA ESTÂNCIA TURÍSTICA. HOJE NOSSA MAIOR FONTE DE GERAÇÃO DE RENDA É O TURISMO”
João Batista Santana Silva, o JB, de Rosana

“Esperamos umas 5 mil pessoas no total. Haverá vários blocos. Procuramos manter a festa porque é uma das maiores manifestações culturais do nosso país, onde todos, sem exclusão de ninguém, podem e participam das mais criativas e, variadas formas”, expõe o diretor cultural de Taciba,  Wisley de Moura Ferreira, 43 anos.

Anhumas

A cidade de Anhumas aguarda um público de 3 mil pessoas entre amanhã e segunda, quando a Banda Destaque e o DJ Fabinho estarão animando os foliões na Rua Vicente José, na altura do número 462, no centro da cidade, entre as 22h e 2h. Segundo a assessoria de Turismo e Cultura do município, uma exposição de fantasias de carnaval denominada “Memórias”, em homenagem à cantora Nice Teté, da antiga Banda Fascinação,  está sendo realizada no Centro de Cultura e Turismo Profª. Olgas Zachi Imada. 
“Na época da folia, ela cantava nos grupos musicais: Terra, Mensagem, Rudras, Sam Balanço e Sam Blues e se apresentava nos clubes de Presidente Prudente, como Ipanema Clube Presidente Prudente, Tênis Clube e Apea [Associação Prudentina de Esportes Atléticos] e região”, expõe a assessora de Turismo e Cultura, Mânia Pires.

Estrela do Norte

No município, o carnaval será nas unidades escolares, neste sábado de manhã e à tarde, segundo informa a diretora municipal de Educação e Cultura, Eliana Carla Toso Betim. Ela diz que o público, seus alunos, terão lanches especiais, a escola foi decorada com temas carnavalescos e a música é, claro, que não pode faltar.
“Como é Educação será tudo em torno da busca das origens do carnaval. Alguns alunos perguntaram o que é o carnaval, então surgiu a ideia de reviver as matinês com marchinhas carnavalescas. Teremos blocos de carnaval, desfile de fantasias e concurso de fantasias”, expõe Eliana.
A diretora menciona que para a educação infantil, a festinha será nas próprias unidades, para o ensino fundamental será no centro comunitário. Ao todo a rede municipal conta com 800 alunos de 3 a 18 anos, que é o público que desfrutará desta tarde festiva.

Regente Feijó

Os regentenses também terão carnaval. Será na Casa da Criança de sábado a terça-feira. Terá praça de alimentação em prol das entidades de Regente Feijó, shows com a cantora prudentina Ravenna Senra e Nanser, a partir das 21h30. Atenção galera, o bloco mais animado será premiado. 
A garotadinha também poderá se divertir na matinê preparada para elas no domingo e terça-feira, a partir das 15h. Terá premiações para fantasia masculina e feminina. 

Santo Expedito

Na programação de carnaval de Santo Expedito, foi informada a festa no sábado, domingo e segunda, a partir das 23h, com a cantora prudentina, Lorena Cristine como atração. O evento será realizado na Avenida Marli Coimbra, em frente ao Parque do Povo Vereador José Guedes da Silva. São esperadas mais ou menos 1.000 pessoas para as três noites. Haverá competição entre blocos.

12 municípios fogem da tradição

Neste ano, de 21 cidades da região consultadas pela reportagem de O Imparcial, 12 optaram por não realizar a festa de carnaval.
Pracinha não realizará o evento, pelo fato de o município não ter como tradição, de acordo com o diretor administrativo da Prefeitura, Vagner Vieira, 35 anos. Em Nantes, a situação é a mesma, segundo Aumeri Rodrigues da Silva, 53 anos, chefe do Departamento de Educação e Cultura. Piquerobi também não terá a folia, mas não justificou o porquê. Em Álvares Machado, também não terá a festa, assim como em EmilianópolisRancharia, Santo Anastácio, Narandiba, Teodoro Sampaio e Ribeirão dos Índios, simplesmente por terem optado pela não realização. 
“Eu não diria que nem por questões de contenção de despesas, porque até teríamos como fazer. Inclusive havíamos pensado nisso. Mas ai surgiu a oportunidade de revitalizarmos a Praça da Bandeira, justamente, local onde sempre realizamos o carnaval, e não pensamos duas vezes. Sem contar que não acho que seja o momento para aglomerações ainda. O número de pessoas com Covid-19 tem aumentado significativamente e merece cuidado”, expôs Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, o Nadinho (PP), prefeito de Presidente Bernardes, cidade que em anos anteriores era referenciada como tendo o melhor carnaval de rua da região e não terá este ano também. 
Pirapozinho também deixará de fazer o carnaval para concentrar o foco em outras iniciativas maiores como o aniversário do município em abril e a Fejupi que movimenta toda a região, segundo informa o assessor de imprensa Claudinei Grandizoli.

Foto: Facebook

Ravena será atração no carnaval dos regentenses de amanhã a terça

Foto: Instagram

Prudentina Lorena Cristine é quem animará a festa carnavalesca em Santo Expedito


Brincando no Carnaval em Prudente será no Parque do Povo


Em Martinópolis, abertura será com o desfile da escola de samba Unidos da Vila Alegrete

Publicidade

Veja também