Cidades da região intensificam ações de combate à dengue

Emilianópolis e Rancharia promovem arrastões, nebulizações e trabalhos educativos com vistas à eliminação do Aedes aegypti

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/04/2023
Horário 07:15
Foto: Cedida
Agentes de saúde de Rancharia já visitaram mais de 7 mil imóveis
Agentes de saúde de Rancharia já visitaram mais de 7 mil imóveis

A Prefeitura de Rancharia segue mobilizada no combate à dengue. O arrastão de limpeza realizado pela Secretaria de Saúde do município já visitou mais de 7 mil imóveis (7.727). Segundo levantamento realizado, até agora, 3.057 locais estavam fechados e 535 focos do mosquito foram encontrados pelas equipes.
Segundo a secretária de Saúde de Rancharia, Denise Godoy, nas visitas, os funcionários da Prefeitura retiram os materiais recicláveis que podem se transformar em criadouro do mosquito e também marcam uma determinada data para recolher todos os outros itens. “O arrastão de limpeza começou no dia 29 de março, e normalmente dura 30 dias. Mas, nós vamos em frente com as ações de combate ao mosquito”, ressalta a secretária de Saúde.
Ainda de acordo com Denise, até o dia 20 de abril, último levantamento, foram registrados 1.014 casos positivos de dengue em Rancharia.

Emilianópolis

Já em Emilianópolis, os trabalhos para combater a doença também não param. Segundo a educadora de saúde do município, Rosa Maria Alves, a cidade vem intensificando as ações no combate e na prevenção da dengue desde janeiro deste ano, com arrastões de limpeza em todos os imóveis, nebulização, bloqueios e orientação, trabalho educativo nas escolas e unidades de saúde. “Foi formada uma frente de trabalho para combater o mosquito da dengue com bloqueios, nebulização, arrastão de limpeza, onde as equipes entram nas casas dos moradores para recolher materiais que possam ser criadouros do mosquito, além da orientação ao morador para que limpe sempre o seu quintal”, explica a educadora.
Em uma das ações, foi realizada a retirada de 1,5 mil pneus usados, que não têm mais condições de serem utilizados, da cidade. Esses pneus foram encaminhados para outro local, onde terá o destino correto.
De acordo com informações da educadora de saúde, Emilianópolis registrou, até o dia 18 de abril, 318 casos positivos de dengue. Sendo que, no ano passado todo, foram confirmados 20 casos de dengue.
Rosa Maria faz um alerta para a população para que se conscientize sobre os cuidados e prevenção contra o mosquito. “O trabalho educativo da saúde é principalmente fazer com que o morador mantenha seu quintal limpo, livre de materiais que possam acumular água, principalmente nesses dias mais chuvosos que estamos tendo. É se conscientizar dos riscos dessa doença”, afirma Rosa.

Fotos: Cedidas


Caminhão retira da cidade 1,5 mil pneus que não têm mais condições de serem utilizados


Emilianópolis promove várias ações de combate ao Aedes, como nebulização, arrastões de limpeza e bloqueios

Publicidade

Veja também