Cidades da região realizam mutirão para coleta de lixo eletrônico neste sábado

Em Álvares Machado, iniciativa ocorre na Casa da Agricultura e no Parque dos Pinheiros; já Santo Anastácio, ação será na Praça Ataliba Leonel

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/06/2023
Horário 07:25
Foto: Cedida
Sábado terá coleta de lixo eletrônico em Santo Anastácio, na Praça Ataliba Leonel, das 8h às 12h
Sábado terá coleta de lixo eletrônico em Santo Anastácio, na Praça Ataliba Leonel, das 8h às 12h

Álvares Machado e Santo Anastácio promovem neste sábado (3) o Mutirão do Lixo Eletrônico. Seguindo as ações do Semana do Meio Ambiente, uma ação para coleta de eletrônicos será realizada na Praça Ataliba Leonel, em Anastácio, das 8h às 12h.

De acordo com a Prefeitura, a população poderá levar seus equipamentos velhos, quebrados ou obsoletos como computadores, impressoras, eletroportáteis, aparelhos celulares, cabos, pilhas, baterias, entre outros para o ponto de coleta sustentável. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente estará no local para receber o material e encaminhá-lo para destinação adequada.

A iniciativa é uma parceria do Cirsop (Conselho Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista) com a Prefeitura de Santo Anastácio, através da Secretaria do Meio Ambiente.
De acordo com o secretário da pasta, Cléber BonilhaCléber Bonilha, o lixo eletrônico é um tipo de resíduo sólido cada vez mais presente nos lixões e de grande potencial poluidor. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos presentes nos equipamentos têm alto potencial de contaminação do solo e de cursos de água quando descartados de maneira incorreta.

“Quando reciclados corretamente, o lixo eletrônico pode ser convertido em matéria-prima para diferentes indústrias e fomenta a economia circular, gerando emprego e produtos mais sustentáveis”, conscientiza o secretário.

Álvares Machado

Também neste sábado, em Álvares Machado tem Mutirão do Lixo Eletrônico, das 9h às 14h. A ação conta com a realização da Prefeitura, por meio da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e do Cirsop, com o objetivo de minimizar o descarte incorreto. 

Produtos como eletrônicos quebrados, lâmpadas queimadas, TVs, DVDs, computadores, impressoras, pilhas e baterias devem ser descartados corretamente para um menor impacto no meio ambiente.

Os pontos de coleta são: a Casa da Agricultura, que fica localizada na Rua Pedro Mazzaro (em frente aos Correios) e a Emeif (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Márcia Helena Fernandez de Araújo, no Parque dos Pinheiros.

Foto: Cedida

Em Machado, coleta será em dois pontos: Casa da Agricultura e Emeif Profª Marcia Helena Fernandez de Araújo, no Parque dos Pinheiros

Publicidade

Veja também