Cidades da região recebem selo Atenção Primária de Qualidade

Certificado também valoriza esforço dos profissionais de saúde que, mesmo em face de uma emergência sanitária mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 12/08/2021
Horário 04:05
Foto: Prefeitura de Caiabu
Caiabu é um dos municípios que recebeu o selo de Atenção Primária de Qualidade na região
Caiabu é um dos municípios que recebeu o selo de Atenção Primária de Qualidade na região

Recentemente, o Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A homenagem condecora com o selo Atenção Primária de Qualidade as cidades que estão trabalhando pelo fortalecimento da APS (Atenção Primária à Saúde), além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, os municípios contemplados com o certificado de reconhecimento são: Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabu, Iepê, Monte Castelo, Narandiba, Piquerobi, Ribeirão dos Índios, Rosana, Santo Expedito e Tupi Paulista.
A certificação está relacionada estrategicamente às diretrizes do Ministério da Saúde para melhoria da qualidade da atenção primária oferecida e dispensada no território. Os critérios utilizados, segundo a pasta federal, são os indicadores por desempenho no Programa Previne Brasil: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exame citopatológico; vacina contra a poliomielite inativada e a pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS [Sistema Único de Saúde] e o governo federal continuar investindo cada vez mais na atenção primária”, reforçou o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite. 

Reconhecimento aos municípios

A coordenadora municipal de Saúde de Alfredo Marcondes, Rosemeire Severino Leli Dillio, detalha que os profissionais de saúde receberam o selo com grande satisfação e com a certeza de terem prestado junto à população os melhores serviços, priorizando a porta de entrada, o acesso e a resolutividade, principalmente neste período de emergência sanitária vivenciado. “Buscando sempre fortalecer o trabalho em equipe, não deixando de atender os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde, mesmo durante este período de pandemia”.
A diretora de Saúde de Caiabu, Cleia Vieira, destaca que o município recebeu a notícia com muita alegria e que o sentimento é de dever cumprido. Para ela, o selo vem coroar a dedicação das equipes da cidade, que exercem um papel de relevância na Atenção Primária de Saúde. “Essa premiação nos fortalece”, enfatiza. 
O coordenador de Saúde de Ribeirão dos Índios, Alaor Aparecido Bernal Dias, por sua vez, destaca que o propósito da atual gestão é oferecer atendimento de qualidade aos seus munícipes e, que, por isso, estabeleceu como uma das metas o cumprimento das diretrizes do Ministério da Saúde quanto ao fortalecimento da APS. “Além de cumprir as metas quanto à atenção primária, nós também propomos outras ações de Vigilância Sanitária e enfrentamento à pandemia”, detalha o profissional. “Desta forma, conseguimos fortalecer o atendimento na área urbana e também junto à população que mora na zona rural da cidade”, acrescenta. 
Em Narandiba, a apoiadora da Saúde, Rita de Cassia Vieira Aragão, detalha que o reconhecimento por parte da pasta federal é gratificante para o município e toda a equipe de saúde, que, mesmo em meio à pandemia, conseguiu atingir todas as metas e foi condecorado com o Certificado de Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde. “O desenvolvimento de equipe foi crucial para este reconhecimento. Nosso objetivo é atender bem nossa população”, explica. 

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS NA REGIÃO

Selo Atenção Primária de Qualidade*

Alfredo Marcondes

Anhumas

Caiabu

Iepê

Monte Castelo

Narandiba

Piquerobi

Ribeirão dos Índios

Rosana

Santo Expedito

Tupi Paulista

Fonte: Ministério da Saúde

*Publicado em 25/06/2021

Veja também