Cidades excelentes

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 26/10/2021
Horário 04:14

Bela iniciativa do Grupo Bandeirantes para reconhecer, incentivar, estimular e valorizar boas práticas de gestões públicas municipais, ao instituir o Prêmio Band Cidades Excelentes. São duas etapas: estadual e nacional.

CRUZÁLIA E PARAGUAÇU
Na etapa estadual, já realizada, não teve nenhum município da região de Presidente Prudente. Os mais próximos foram Cruzália e Paraguaçu Paulista, localizados perto de Assis e que pertencem à região de Marília. 

ÁREA DA EDUCAÇÃO
Na categoria cidades com até 30 mil habitantes, Cruzália ficou em 1º lugar no pilar educação; enquanto que Paraguaçu Paulista, neste mesmo pilar, ficou em 2º lugar na categoria cidades acima de 30 mil e até 100 mil habitantes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
As avaliações são feitas por meio de ferramenta de inteligência artificial que consolida os resultados a partir de 41 indicadores em uma nota final. Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares.

ÍNDICE DE GESTÃO
Os indicadores: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento econômico e ordem pública. Indicadores que resultam no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). 

MAIS PREMIADA
O Grupo Bandeirantes tem a parceria do Instituto Aquila na realização do Prêmio Band Cidades Excelentes; com o apoio da Garimpo Soluções. No Estado de São Paulo a cidade mais premiada foi Indaiatuba, na região de Campinas. 

CIDADE-MODELO 
Indaiatuba foi premiada como Cidades Excelentes 2021 e em dois pilares: educação e desenvolvimento econômico e ordem pública. É uma cidade-modelo para outras cidades que queiram se inteirar dessas boas práticas.

HISTÓRICO FAMILIAR
O presidente do Grupo Bandeirantes, que tem emissora em Presidente Prudente, jornalista Jhonny Saad, ao falar sobre o prêmio e a sua importância, lembrou que seu avô, Adhemar de Barros, foi três vezes governador do Estado de São Paulo. 

MELHORAR AS VIDAS
Daí um dos motivos da vivência familiar com gestão pública e a preocupação de que este segmento seja estimulado em buscar excelência e promover qualidade de vida aos moradores de cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

RECONHECIMENTO PÚBLICO
Nesta terça-feira (26), às 20h, será realizada sessão informal da Câmara Municipal de Vereadores de Presidente Prudente para entrega de cartão de prata pelos 30 anos de bons serviços jornalísticos e de entretenimento do SBT Interior.

TODOS OS VEREADORES
A emissora de televisão com sede em Araçatuba possui sucursais em Presidente Prudente e São José do Rio Preto. A homenagem é uma iniciativa dos 13 vereadores com compõem a 18ª Legislatura.

BELAS INICIATIVAS
Assim, como é bela a iniciativa do Grupo Bandeirantes em promover o Prêmio Band Cidades Excelentes; é bela a iniciativa dos vereadores de Presidente Prudente em homenagear os 30 anos do SBT Interior.

Publicidade

Veja também