CIDADES - FEVEREIRO

Arquivo: ​​​​​​​Um forte esquema de segurança foi montado nas proximidades do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, devido à transferência de 22 membros da facção criminosa
Arquivo: ​​​​​​​Um forte esquema de segurança foi montado nas proximidades do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, devido à transferência de 22 membros da facção criminosa

DIA 1º

Prudenco (Companhia de Desenvolvimento Prudentina) inicia a Operação Cata-Treco, e segue com a ação, com o objetivo de recolher materiais inutilizáveis e dar a destinação correta a eles. De acordo com o coordenador de limpeza da companhia, Marcos Rotta, já foram recolhidos itens para encher 181 caminhões basculantes.

2

Com o objetivo de minimizar ações de vandalismo, a Prefeitura de Presidente Prudente planeja a implantação de lanchonetes nos terminais urbanos do município. De acordo com a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), o serviço será prestado por empresas terceirizadas, ainda sem previsão de início, sendo que os editais de licitação estão em fase de conclusão.

3
“Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!”. Quem ainda não conhecia o super-herói teve a oportunidade de vê-lo, pelo menos em uma reprodução artística. É que às margens da Praça da Juventude da Cohab, em Presidente Prudente, o herói foi reproduzido ao solo em um desenho de quase 700 m² (metros quadrados). E apesar do personagem ser fictício, a mensagem por trás dele é real: um apelo aos cuidados essenciais que todos devem ter com o meio ambiente.

3
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) programou um novo ciclo para o cadastramento biométrico, que inclui a obrigatoriedade em 34 municípios da região de Presidente Prudente. Juntas, essas cidades possuem um eleitorado de 496.037 munícipes, sendo que 267.646 destes ainda precisam realizar o procedimento. Isso significa que 53,95% dos eleitores não cadastraram a biometria.

5


Após um descanso para reabastecer as energias e se preparar para uma nova etapa da vida estudantil, alunos de Presidente Prudente começam a retornar às instituições de ensino para o início do novo ano letivo. Desde ontem, 14 mil crianças e adolescentes da rede estadual retomaram as atividades. Os 19 mil matriculados na rede municipal voltarão para as salas de aula mais tarde, uma vez que o calendário local passa a contar a partir do dia 11 de fevereiro.

5


Um motorista embriagado perdeu o controle da direção do veículo que dirigia e invadiu uma residência familiar, localizada na Avenida José Zerial, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente. Diante da queda de parte da estrutura da parede, a moradora foi atingida por pedaços de tijolos que caíram em cima de sua cabeça.

6
O retorno dos vereadores de Presidente Prudente ao Plenário da Câmara Municipal foi marcado por arquivamento de denúncia contra o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB). Em documento protocolado no fim de novembro do ano passado, o chefe do Executivo era acusado de descumprir a Lei Municipal 5.861/2002, ao fazer o “reajuste irregular” do vale-alimentação dos servidores.

7
Pedestres e motoristas que passaram pela Vila Formosa, em Presidente Prudente, mais precisamente na Rua Albert Scheitzer, tiveram que redobrar a atenção nas proximidades do estacionamento de uma loja de departamentos. Isso porque três postes de energia elétrica caíram ao chão em decorrência de um acidente envolvendo o caminhão da empresa. Com materiais em mãos, os reeducandos deram continuidade ao serviço de pintura da instituição, onde puderam colocar em prática uma atividade.

8

Quatro militares do 14º Grupamento de Bombeiros partiram da sede do batalhão em Presidente Prudente rumo à capital paulista, onde se juntarão ao grupo de 20 bombeiros do Estado de São Paulo que prestarão auxílio na busca das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). De acordo com o batalhão, os militares que se voluntariaram para a utilizarão os materiais necessários para o desempenho das missões que já estão na cidade mineira.

9
O relator Augusto Siqueira, do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), concedeu, em caráter liminar, a prisão domiciliar do cardiologista de Presidente Prudente, Augusto César Barretto Filho, acusado de abusar sexualmente de mulheres durante atuação médica em consultório. O habeas corpus foi solicitado pela defesa do acusado.

10
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o Censo Escolar 2018. E no que tange ao percentual de docentes com formação em curso superior, o cenário oscila na região de Presidente Prudente. O dado mais crítico engloba a educação infantil, em que seis delas possuem em seu quadro de funcionários 100% dos funcionários, o que significa 11,32%. O quantitativo chega a 18,86%, isto é, 10 cidades, quando se fala do ensino fundamental. E ao pico de 56,60% para o ensino médio: 30 municípios.

13
Moradores do Parque São Judas, em Presidente Prudente, estão preocupados com as constantes aparições de escorpiões dentro das residências. Na Rua Carlos Humberto Gomes, a falta da limpeza correta de dois terrenos é apontada pela vizinhança como a origem dos bichos peçonhentos. Nos últimos meses, eles se uniram para pedir que a Prefeitura tome providências quanto aos casos registrados, uma vez que há crianças e idosos nas imediações.

14
Um forte esquema de segurança foi montado nas proximidades do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, devido à transferência de 22 membros da facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas. Eles estavam detidos na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira (P2) de Presidente Venceslau e em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) em Presidente Bernardes.

15
As Diretorias de Ensino de Adamantina, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente e Santo Anastácio apresentam médias consideradas básicas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática nas turmas do 3° ano do ensino médio, bem como do 9° ano do ensino fundamental, de acordo com dados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), referentes ao ano passado.

17
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) divulgou recentemente um balanço da movimentação nos aeroportos que administra. Na região, o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente é o que apresenta os dados mais expressivos, pois o embarque e desembarque de passageiros registrou aumento de 8,8% de 2017 a 2018, assim como aumentos foram constatados nos pousos e decolagens, com 6,9%.

20
O engenheiro agrônomo, Marcelo Marrafon, 26 anos, morreu depois de ser atropelado no acostamento da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Pirapozinho, próximo ao trevo de Anhumas, enquanto falava ao celular. Minutos antes do acidente, o carro em que ele estava havia deslizado na pista, ao passar por um espelho d’água formado após a chuva.

23
A Receita Federal estima que, para este ano, 138.009 contribuintes da região realizem a entrega da declaração do IRPF (Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física), e o valor representa um acréscimo de 4,2% em relação às entregas feitas no ano de 2018, quando os 53 municípios da região de Presidente Prudente, juntos, somaram 132.442 entregas. 

24
Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, 11.389 eleitores não votaram nem justificaram a ausência nos últimos três pleitos e, por esta razão, correm o risco de perder seus títulos. O número representa 1,71% do eleitorado, composto por 663.123 munícipes de 53 cidades. As informações são do TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo).

26
A aposta da Lotofácil do concurso 1780, de sexta-feira, premiou um homem residente em Álvares Machado e que levou para casa mais de R$ 1,2 milhão, dinheiro esse que já foi, inclusive, retirado. Diante disso, estabelecimento prevê aumento de até 70% em apostas após prêmio milionário.

27
O temporal que precipitou em cidades da região desde as primeiras horas da madrugada de ontem resultaram em alguns estragos, principalmente, em Presidente Prudente e em Presidente Venceslau. Na primeira delas, segundo a Prefeitura, um muro de aproximadamente 12 metros da Escola Municipal José Soares Marcondes cedeu, mas não atrapalhou o andamento das aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também