CIDADES - MARÇO

- ANDRÉ ESTEVES

Data 31/12/2019
Horário 03:00
Arquivo:  CPChq chegou a Presidente Prudente para planejar e ministrar os treinamentos aos militares que integram o 8º Baep
Arquivo: CPChq chegou a Presidente Prudente para planejar e ministrar os treinamentos aos militares que integram o 8º Baep

DIA 1º 
O CPChq (Comando de Policiamento de Choque) chegou a Presidente Prudente para planejar e ministrar os treinamentos aos militares que integram o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). De acordo com a corporação, o comando permaneceria na cidade até o dia 10 de abril, semana em que iniciariam os trabalhos da equipe regional.

6
Após quatro dias de louvor e oração, a RCC (Renovação Carismática Católica) de Presidente Prudente encerrou, na tarde do dia anterior, a 22ª edição do Rebanhão de Carnaval. Cerca de mil pessoas de toda a região passaram pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café) Centro de Eventos durante o retiro.

6


A busca por peixes na quaresma movimenta os comércios, pois é quando muitos consumidores deixam de comer carnes vermelhas. Neste ano, os comerciantes prudentinos esperavam aumento de 30% nas vendas, sendo que os preços dos pescados tradicionais variavam de R$ 4,99 a R$ 59 o kg (quilo), exceto o tradicional bacalhau.

7

O pós-carnaval foi tranquilo para a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), não sendo preciso nenhuma alteração especial no cronograma de trabalho nos quatro dias de folia.

7
Começou o prazo para a entrega do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). A estimativa era que, para este ano, 138.009 contribuintes da região realizassem o procedimento. O montante representava um acréscimo de 4,2% em relação a 2018, quando os 53 municípios somaram 132.442 declarações.

8


Em alusão ao Dia da Mulher, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) recebeu uma unidade de prevenção móvel para realização e promoção de exames preventivos de câncer uterino, popularmente conhecido como papanicolau.

8
Durante o carnaval, as delegacias de Polícia Civil em 67 municípios da região elaboraram 396 boletins de ocorrência sobre diversos crimes. Em comparação com o mesmo período de 2018, constatou-se crescimento de aproximadamente 14,78% na quantidade de delitos registrados, uma vez que no ano anterior obteve-se o total de 345 ocorrências.

11
O até então vice-prefeito de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques (PSDB), assinou, no dia anterior, o termo de posse que dava a ele a nomeação ao cargo de chefe do Executivo, após o ex-prefeito José Carlos Cabrera Parra (PSDB) protocolar na Câmara uma carta com o pedido de renúncia ao mandato, alegando “problemas pessoais e particulares”.

11
A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) inaugurou, no dia anterior, uma usina solar fotovoltaica com 3,12 MWp (megawatts-pico) de potência, considerada uma das maiores do Brasil e a maior do Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo paulista.

12

Representantes da Prefeitura de Presidente Prudente, incluindo o chefe do Executivo, Nelson Roberto Bugalho (PTB), visitaram o local que sediaria o abrigo municipal de passagem e acolhimento de animais, com capacidade para acolher 250 cães e gatos. A partir do encontro, seria dado o pontapé inicial para a construção das edificações do projeto.

16
Chegou ao fim o prazo de 15 dias úteis concedido pela Justiça para a saída dos 34 comerciantes que ocupavam irregularmente espaços no Camelódromo da cidade. No entanto, os boxistas garantiram que permaneceriam no local “até que fossem realocados para um lugar onde pudessem continuar trabalhando”. Segundo o Executivo, apenas um lojista atendeu ao pedido.

17
Dois dias após o término da folia, a demanda espontânea de pessoas que procuraram o CTA (Conselho de Testagem e Aconselhamento) de Presidente Prudente para realização do teste de sorologia para o HIV (vírus da imunodeficiência humana) foi de 25. Pouco mais de uma semana após o evento, foram 62 testes realizados. Segundo o local, após o carnaval, há sempre um aumento que varia entre 20% a 35% se comparado aos dias normais.

19
A Vigilância Sanitária de Presidente Prudente recolheu em uma caçamba, no bairro Terras de Imoplan, dois sacos de lixo de 100 litros cheios de medicamentos vencidos. A Câmara protocolou denúncias formais contra a situação, a fim de rastrear a origem da prática, que é ilegal.

20
Por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a Prefeitura de Presidente Prudente atualizou os casos de dengue na cidade. Ao todo, foram contabilizados 84, sendo 71 autóctones, ou seja, contraídos no município, e outros 13 importados, vindos de outras localidades.

21 


Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, este diário contou da pequena Júlia e de seus pais, os advogados Érica Castreghini Matricardi de Araújo e Ricardo Gabriel de Araújo, que relataram os momentos de superação que o convívio diário requer.

22 
Aproximadamente 300 pessoas, conforme estimativa da organização, participaram de uma manifestação contra a Reforma da Previdência, em Presidente Prudente.

25 
A Polícia Militar e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) retomaram o programa de equoterapia, recurso bastante utilizado no tratamento de pessoas com necessidades especiais, seja de indivíduos com deficiência física e/ou intelectual, distúrbios de aprendizagem e atraso do desenvolvimento psicomotor.

28
A Polícia Civil deflagrou a 4ª fase da Operação Luz na Infância, que apura crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet. A investigação teve repercussão na região e prendeu em flagrante dois homens, em Presidente Prudente e Presidente Venceslau, acusados de armazenarem conteúdos pornográficos.

29
Chegou ao fim o prazo para que motoristas profissionais de Presidente Prudente fizessem o recadastramento junto à Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) para o exercício de 2019, como é o caso dos transportadores escolares, taxistas e mototaxistas, além do cadastramento para os motoristas de aplicativos de transporte.

30
A Prudente Urbano e a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) anunciaram que os terminais das zonas sul e oeste deveriam iniciar suas operações, respectivamente, na segunda e na terça-feira. Após ser desativado novamente, o terminal da zona norte ainda não estava liberado para o uso.

Publicidade

Veja também