Cidadescola revitalizará duas praças de PP pelos seus 100 anos

Ação que conta com apoio da Segunda Igreja Nova Jerusalém será nos dias 13 e 20 com parceria de moradores do bairro, no Jardim das Rosas

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 06/05/2017
Horário 11:08
 

 

No dia 13 pela manhã, a partir das 8h, será realizado um mutirão para revitalização da Praça da Rua Fernão Dias. E no dia 20 na Praça dos Imigrantes no Jardim das Rosas. Ambas as ações são idealizações do Cidadescola em comemoração ao centenário de Presidente Prudente. Segundo o professor do programa, Itamar Xavier de Camargo, dentre os serviços que os espaços receberão estão pequenos reparos na calçada, pintura e restauração dos bancos e mesas.

Jornal O Imparcial Primeira praça a receber os cuidados da turma fica na Rua Fernão Dias e será no dia 13

A ideia é dar mais vida e beleza aos lugares, assim, na primeira praça serão plantadas mudas de flores resistentes ao calor. Além disso, Itamar está retomando um projeto seu onde seleciona textos de grandes autores e escreve trechos deles em plaquinhas de madeira: "Um Poema Em Cada Esquina", quais também serão colocadas na praça chamando os visitantes a reflexão ao lerem os poemas e versículos bíblicos.

"Será um presente para nossa cidade! Tornar os espaços mais limpos e bonitos para atender a população que utiliza o local, além das demais pessoas que passam de carro ou caminhando", expõe Itamar.
No dia 13, jovens e adultos, membros da Segunda Igreja Nova Jerusalém e funcionários do programa estarão envolvidos na ação que além de comemorativa chama a atenção para a importância de se cuidar dos espaços públicos quais pertencem a todos.

 

Moradores unidos

A revitalização da Praça dos Imigrantes no Jardim das Rosas será feita em parceria entre o programa Cidadescola e os moradores do bairro. Conforme Itamar, no local há 11 totens que representam etnias que contribuíram para o desenvolvimento do município. "Pintarei em cada um releituras de obras de autores que representam esses lugares", expõe Itamar.

De acordo com o historiador Ronaldo Macedo, muitos foram os imigrantes que vieram para a formação de Presidente Prudente para trabalharem na lavoura, primeiro de café, depois de algodão: pessoas de etnia nacional, além de europeus, orientais e árabes.

"Dentre os brasileiros, sabe-se que além dos paulistas vieram levas de mineiros, paranaenses, gaúchos, baianos, pernambucanos, cearenses, alagoanos e mato-grossenses para cá", salienta o historiador.

Itamar, que é o idealizador do projeto Leitura Campeã, revela que esta praça ganhará ainda uma pequena biblioteca, nos moldes da Geladeiroteca, mas no formato de uma casinha feita de madeira, onde livros ficarão à disposição dos usuários. "A biblioteca será cuidada por um grupo de moradores que adotaram a praça. Quando estamos unidos conseguimos realizar muitas coisas boas", coloca o pedagogo sempre envolvido em ações sociais.

 

Colabore!

Achou legal a iniciativa desse professor? Que tal dar uma forcinha. Pois bem, conforme Itamar, todo o material que utilizarão no mutirão vem de doação de membros da comunidade prudentina e da igreja. Mas, a turma ainda precisa de tintas, massa corrida e sprays. "Se for possível alguém ceder esse material para a gente seria muito, muito bom. Preciso salientar que a ideia surgiu com a gestora do programa Cidadescola, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, que me fez o convite para fazer parte do trabalho voltado ao centenário realizado pelo programa. E aqui estamos nos preparando ", pontua o professor.

 
Publicidade

Veja também