Cinco atitudes para vencer o vírus e a doença

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 20/09/2020
Horário 06:50

UM ORGANISMO FORTE, resistente, física, emocional e espiritualmente, é capaz de evitar e curar as doenças, e pode ser conquistado por cada pessoa.

 

O QUE MAIS DETERMINA UMA DOENÇA não é a presença de um agente agressor, vírus, bactéria, mas a capacidade do corpo resistir, combater e eliminar o invasor.

 

AS DOENÇAS ESTÃO VENCENDO, INFELIZMENTE: as pessoas adoecem muito, vivem tomando muitos medicamentos e, sem alcançar a cura, seguem sofrendo e morrendo mais cedo do que deveriam.

 

DOENÇA NÃO É FATALIDADE, azar, nem a vontade de Deus, mas, primariamente, é consequência das escolhas equivocadas da pessoa, relacionadas com a saúde: Desconhecimento? Omissão? Falta de interesse? Cabeça dura? Ouvidos surdos?

 

A TRAGÉDIA DAS DOENÇAS é o ser humano fazer mal a sua parte, entre outras razões, influenciado por propagandas falsas e desonestas, mas, poderosas, do sistema econômico que lucra com a doença e incentiva um estilo de vida prejudicial como se fosse bom, normal, moderno e sem consequências.

 

CONCIENTIZAR-SE - 1ª ATITUDE: Significa você concluir: “Eu preciso fazer minha parte”; “Minha saúde depende de mim mesmo”. Significa estar ciente de que as doenças são o resultado da maneira inadequada como cuida do seu organismo.

 

A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, ao dizer que “a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado” induz a pessoa a não se sentir responsável por sua saúde: ver a causa da doença como vindo de fora; deixar de fazer sua parte e sentir-se livre para viver da maneira que quer e entende.

 

O ESTADO NÃO EDUCA SOBRE SAÚDE, mas, concentra-se em patrocinar exames laboratoriais, medicamentos, procedimentos, tudo que interessa e produz lucros financeiros para a indústria farmacêutica, a indústria da doença, mantendo as pessoas inertes, omissas, ignorantes, sobre os princípios básicos de saúde. 

 

APRENDER - 2ª ATITUDE: “Eu quero saber. Se a saúde está em minhas mãos, se depende de mim mesmo, eu quero aprender o que é certo”. O aprendizado sobre saúde é permanente, estimulante, motivador e dá sentido e qualidade à vida.

 

PROGRAMAR-SE - 3ª ATITUDE: “Estou preparado para fazer minha parte; está aqui ao meu lado a garrafa de água para que lembre e beba a quantidade que preciso beber”; “Reservei os horários para fazer meus exercícios físicos, ir à academia, tomar meu banho de sol”. Programar-se para as ações relacionadas com sua conquista de saúde, como você faz em relação a outros aspectos de sua vida.

 

PRATICAR - 4ª ATITUDE: Fazer sua parte; fazer o que ninguém pode fazer por você; adotar um novo estilo de vida; ajudar a médico a resolver seus problemas de saúde. É o caminho para evitar e livrar-se de doenças como, diabetes, hipertensão arterial, infarto cardíaco, derrame cerebral, Alzheimer, demência, câncer, artrites, artroses, alergias, enxaquecas, apneia do sono e todas as demais.    

 

PERSISTIR - 5ª ATITUDE: É você pensar: “Eu erro, mas continuo, não desisto”. Manter a saúde é um processo continuado de subir um degrau de cada vez, de seguir um passo a passo para a construção do ser saudável e da longevidade. Os resultados alcançados indicam que está certo o caminho percorrido.   

 

PODER E RESPONSABILIDADE são condições que colocam em suas mãos a qualidade e a duração de sua vida. A capacidade de adotar novos e saudáveis hábitos é a marca de quem se liberta das doenças e segue colhendo os bons resultados de seus esforços.

 

CONSCIENTIZE-SE, APRENDA, PROGRAME-SE, PRATIQUE, PERSEVERE: a saúde que você deseja, pode e merece ter, espera por você; conquiste.

Veja também