O projeto Cinemóvel Carrefour, lançado em 2015, pega a estrada novamente levando na carroceria, além de cultura, lições de valorização das diferenças e semelhanças. A mostra itinerante de cinema visitará Presidente Prudente de hoje a sexta-feira e estaciona no Prudenshopping, em frente ao Carrefour. Até 25 de novembro, serão visitadas 16 cidades de quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Voltado principalmente a alunos da rede pública de ensino fundamental, o projeto terá 200 sessões gratuitas de cinema.
O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber o projeto. A partir do dia 21 setembro o Cinemóvel chega a São Paulo e visitará oito cidades: Presidente Prudente, Santos, Santo André, São Paulo, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
A primeira cidade a receber o projeto é Prudente.

Filmes buscam valorizar diversidade e despertar a importância do respeito a todos
Os filmes escolhidos – "Valente", "Shrek", "Billy Elliot" e "Um sonho possível" – buscam valorizar a diversidade e despertar no público a importância do respeito a todos. Esses temas também são abordados em cartilhas educativas distribuídas aos educadores da rede pública e que podem ser usadas em debates em sala de aula. "As atividades lúdicas permitirão ao espectador um novo olhar sobre as diferenças sociais. Será uma oportunidade para eles aprenderem e refletirem enquanto se divertem", diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pela produção do projeto.
As sessões ocorrem em um caminhão especialmente adaptado, que vai visitar o estacionamento de lojas Carrefour, além de parques e outros espaços públicos. Com 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes, o Cinemóvel realizará cinco sessões diárias: 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h.
"O Instituto Carrefour tem como missão promover e apoiar ações e iniciativas que valorizem a diversidade do nosso país. Reforçamos esse compromisso ao investir em projetos como o Cinemóvel, que fomentam a inclusão e o respeito aos direitos humanos", afirma Paulo Pianez, diretor-executivo do Instituto Carrefour.
O Cinemóvel Carrefour faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e pelo Instituto Carrefour e patrocinado pelo Carrefour Soluções Financeiras, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Sobre o Projeto Gira Brasil:
O Gira Brasil é um projeto de cinema itinerante aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, que utiliza o Cinemóvel para levar cultura e entretenimento a diferentes pontos do País. Desde 2009, já esteve em 448 cidades de 17 estados brasileiros. Foram promovidas 5220 sessões para um público superior a 144 mil pessoas.
Serviço
FOTO 350
Cinemóvel
Quando: 21 a 23 de setembro
Onde: Presidente Prudente
Local: Prudenshopping
Endereço: Avenida Manoel Goulart, 2400, Jardim das Rodas - em frente ao Carrefour