Ciop assume gestão do centro de triagem da Covid-19 em Prudente

Tipo de atendimento promovido pelo consórcio será de operacionalização, gestão e execuções de ações e serviços de saúde direcionados a atendimentos de casos de síndrome gripal

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 12/02/2021
Horário 08:15
Foto: Prefeitura de Prudente 
Ciop será responsável pela execução de serviços e ações direcionados aos casos de síndrome gripal
Ciop será responsável pela execução de serviços e ações direcionados aos casos de síndrome gripal

Em funcionamento desde 27 de abril do ano passado, o Centro Municipal de Triagem da Covid-19, em Presidente Prudente, se tornou um espaço exclusivo para acompanhamento da doença. Ontem, a Prefeitura informou que o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) assumirá a gestão do centro. Nos próximos dias, tem início a transição entre a equipe atual e as novas equipes escaladas pelo consórcio. O Ciop ficará responsável por todos os atendimentos realizados no local, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde fará a supervisão do centro de triagem, otimizando, assim, os serviços prestados aos cidadãos. O contrato entre o município e o consórcio foi assinado na última terça-feira.
De acordo com o diretor-executivo do Ciop, Carlos Augusto Vreche, o tipo de atendimento promovido pelo consórcio será de operacionalização, gestão e a execuções de ações e serviços de saúde direcionados a atendimentos de casos de síndrome gripal, incluindo os casos de Covid-19, priorizando pacientes em risco de infecção, principalmente idosos acima de 60 anos, a fim de evitar o contágio local com outros pacientes. “A intenção é direcionar todos os casos de síndrome gripal, descongestionando as UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento]”, reforça.
O Ciop, segundo o diretor-executivo, começa a operacionalizar após assinatura do contrato com o município. Serão destinados os seguintes funcionários para atuar no espaço exclusivo para acompanhamento da doença: cinco enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem, dois auxiliares de serviços gerais, e um técnico administrativo.

SERVIÇO
O Centro de Triagem da Covid-19 continuará funcionando na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, que fica na Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1.225, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab. O horário de atendimento será das 7h às 19h.

Veja também