Ciop realiza evento sobre Serviço de Inspeção Municipal para produtores da região

Encontro, que ocorre em 3 de novembro, na Fundação Inova, visa detalhar regras e benefícios do selo às empresas que fabricam produtos de origem animal; inscrições pela internet

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/10/2025
Horário 16:33
Foto: Arquivo
Evento para produtores rurais e secretarias municipais de Agricultura ocorrerá na Fundação Inova
Evento para produtores rurais e secretarias municipais de Agricultura ocorrerá na Fundação Inova

O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) promove no dia 3 de novembro, às 10h, o evento "SIM - O que mudou?", focado nas alterações e na facilitação do processo de registro no SIM (Serviço de Inspeção Municipal). O encontro será realizado na Fundação Inova Prudente, em Presidente Prudente, e é necessário se inscrever antecipadamente pelo link bit.ly/3KJsZYR, pois as vagas são limitadas.

O objetivo principal será explicar as mudanças recentes no SIM e captar novos produtores para o registro, permitindo que eles expandam suas vendas legalmente e ofereçam produtos de qualidade garantida à população.

O evento é promovido pelo setor Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) do Ciop e é direcionado a produtores rurais e Secretarias de Agricultura dos 37 municípios consorciados.

Para Laís Oshiro, médica-veterinária que coordena o Suasa no Ciop, essa é uma oportunidade de buscar a regularização das empresas que trabalham com produtos de origem animal na região sem complicação. “Vamos falar com os produtores sobre o passo a passo para se regularizar. Mais do que fiscalizar, vamos auxiliar o produtor a se organizar para expandir sua produção e seus negócios. O selo traz muitos benefícios para o produtor que quer continuar crescendo e vamos trocar experiências mostrando a realidade dos pequenos e médios produtores e tirando dúvidas com quem entende do assunto”, explica.

Durante o encontro, serão detalhadas as principais alterações na legislação e nos procedimentos do SIM, as facilidades implementadas pelo Ciop para simplificar o processo de registro, e os benefícios diretos do registro para o produtor, como a expansão do mercado.

Certificação para expansão

Recentemente, o Ciop certificou uma queijaria no município de Iepê com o selo do Serviço de Inspeção Municipal. Agora, o empresário Branco Atencia pode comercializar seus queijos e leites não só no município, mas em toda a região. “É um sonho sendo realizado. Foram muitos meses de trabalho para conseguir esse atestado de qualidade e agora podemos arregaçar as mangas e levar nosso produto para toda a região atendida pelo consórcio”, destaca.

O que é o selo?

O SIM é a certificação que atesta a qualidade e conformidade higiênico-sanitária de produtos de origem animal, permitindo sua comercialização nos 37 municípios consorciados ao Ciop. Já o SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) é um sistema de equivalência do Mapa (Ministério da Agricultura), que, uma vez conquistado pelo produtor, harmoniza o SIM ao padrão nacional e passa a permitir a venda desses produtos para todo o território brasileiro.

Publicidade

Veja também