Circo Navegador apresenta 2 espetáculos em Prudente

Além das peças “Notícia para Embrulhar Peixe” e “Quixotes”, quinta e sexta, respectivamente, haverá oficina gratuita

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 24/04/2023
Horário 18:37
Foto: Rafael-Pilleggi
“Quixotes” será apresentado na Praça da Vila Operária, às 20h, na sexta
“Quixotes” será apresentado na Praça da Vila Operária, às 20h, na sexta

O Circo Navegador, grupo que comemora 25 anos de história em 2023 com o prêmio ProAc (Programa de Ação Cultural), estará em Presidente Prudente nesta semana, com apresentações de espetáculos de circo-teatro e realização de uma oficina gratuita em parceria com o Galpão da Lua e o Grupo Rosa dos Ventos. As atividades são gratuitas.
Na quinta-feira, dia 27, o grupo apresenta o espetáculo “Notícia para Embrulhar Peixe”, às 20h, em frente ao Galpão da Lua. Na peça, o vendedor de peixe lê o mundo por meio das notícias estampadas nas folhas de jornal, que são usadas para embrulhar seu produto: o peixe. De maneira bastante ácida, o personagem denuncia as mazelas da condição humana, a falência das instituições e a sociedade do controle. 
Trata-se de um espetáculo provocativo, que estimula o empoderamento, a criação das autonomias e o desenvolvimento das potencialidades humanas. Ao término da apresentação, ocorrerá o lançamento do livro “Circo Navegador - 25 Anos”, escrito pelo prof. Dr. Alexandre Mate. 
Já na sexta-feira, dia 28, o grupo apresenta “Quixotes”, na Praça da Vila Operária, às 20h. A peça mostra uma dupla de atores mambembes, que contam a história do cavaleiro que acreditava poder consertar o mundo. Durante a narrativa, confundem as aventuras e desventuras escritas por Cervantes com a própria trajetória de artistas que são. Assim como as personagens que representam, acreditam poder transformar o mundo. 
A pesquisa e a escrita do livro “Circo Navegador - 25 Anos” foram um mergulho profundo nas histórias do grupo e suas/seus integrantes. Muitas pessoas, emoções, arte, criação e, enfim, potência dedicada à emancipação por meio da criatividade. Segundo o grupo, de 150 páginas em uma cor, aprovadas pelo ProAC, saltaram para 250 impressas em duas cores.

Oficina

A oficina gratuita, de Teatro de Origem, será ministrada no Centro Cultural Matarazzo - Sala 4, nesta quinta, dia 27, às 16h, por Andreia de Almeida. Lembrando que os participantes, acima de 14 anos, com disponibilidade, preferencialmente com experiência artística, serão selecionados exclusivamente por meio do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIoVeSmc78LwYDrEldI_wJWk6qKcxu7gZOYZZnSJQlS3M7TA/viewform, até às 23h59 de hoje (ou enquanto houver vagas). A lista de selecionados estará disponível no site www.circonavegador.com.br.
Nessa oficina, o indivíduo, a região e a cultura local são pensados, redescobertos, valorizados, poetizados e recontados. 

Circo Navegador

O Circo Navegador está comemorando 25 anos de história e se consolidou em São Sebastião e no litoral norte como Ponto de Cultura (reconhecido pela Lei Cultura Viva) e mantém programação continuada. Pelo espaço já passaram personalidades como Juçara Marçal, Doralyce, Bia Ferreira, Luedji Luna, Lenna Bahule e Kiko Dinucci.
 
SERVIÇO
Quem se interessar em adquirir o livro pode acessar a campanha de financiamento coletivo https://apoia.se/livro25anos. Para saber mais sobre o grupo Circo Navegador, acesse: circonavegador.com.br, instagram.com/circonavegador, facebook.com/CircoNavegador e youtube.com/CircoNavegador.

Livro: “CIRCO NAVEGADOR - 25 ANOS”
Ficha técnica 
Escritor: Alexandre Mate
Editor: Fred Linardi
Pesquisadores: Luciano Draetta e Alexandre Gonçalves
Diagramadora: Maria Williane

Teatro: “NOTÍCIA PRA EMBRULHAR PEIXE”
Data: quinta-feira, 27 de abril
Horário: 20h
Valor: gratuito
Local: Galpão da Lua
Endereço: Rua Júlio Tiezzi, 13, Centro Presidente Prudente
 
Teatro: “QUIXOTES”
Data: sexta-feira, 28 de abril
Horário: 20h
Valor: gratuito
Local: Praça da Vila Operária
Endereço: Rua Sebastião Francisco Silva, 19 - Jardim São Francisco

Foto: Luis Fabiano Baldassoa

Público está convidado a assistir “Notícia para Embrulhar Peixe”, em frente ao Galpão da Lua, na quinta


 

Publicidade

Veja também