Circuito Cultural visita 4 municípios da região

É um momento especial, em que as pessoas participam de eventos culturais, que são tão raros na cidade, que é pequena e distante dos grandes centros", conta Menezes.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2014
Horário 08:48
 

O Teatro de Tábuas percorrerá 30 municípios paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema com o terceiro projeto do ano do Circuito Cultural Duke Energy. Amanhã, dias 25 e 28 de abril, a trupe estará em Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Pirapozinho, respectivamente, com o espetáculo "Mãe do Ouro", que integra o projeto Canções Populares. Ontem esteve em Rosana.

O espetáculo foi elaborado para acontecer em forma de um cortejo de rua, onde a estória será contada em três paradas de aproximadamente 30 minutos cada, convidando a todos para acompanhar, cantar, ouvir e partilhar um pouco desse imenso universo que é o imaginário popular.

Jornal O Imparcial Espetáculo é realizado em forma de um cortejo de rua

O primeiro município a receber o espetáculo foi Rosana, ontem, às 16h. O cortejo saiu da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Terezinha Camargo Jardim, próximo à prefeitura, passou pela Praça dos Pioneiros e seguiu até a Escola Estadual Francisco Piargentille. Ireni Rodrigues Menezes, assessora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, conta que Rosana já recebeu outras apresentações do Circuito Cultural Duke Energy. "A aceitação da comunidade é muito grande. É um momento especial, em que as pessoas participam de eventos culturais, que são tão raros na cidade, que é pequena e distante dos grandes centros", conta Menezes.

Em Teodoro Sampaio, o espetáculo será apresentado amanhã, às 15h. A trupe partirá da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Romualdo Fink Andrade e passará pela avenida Manoel Guirado Seguram com destino à prefeitura. Por sua vez, Mirante do Paranapanema receberá o projeto no dia 25, às 10h. O percurso terá início na rua Amélia Fussai Okuboe, seguirá para a Praça Francisco Farias, rumo à Escola Municipal Sofia Aguilera de Assis.

O Circuito Cultural já contemplou a comunidade local com o espetáculo "Arca da Mata", como recorda Maria Aurivani de Araújo, diretora de Cultura do município. "Foi um enorme sucesso, a população participou em peso. Por isso, temos certeza que este novo espetáculo vai superar todas as nossas expectativas", aponta.

A trupe ainda visitará, no dia 28, às 16h, a comunidade de Pirapozinho. O cortejo partirá da Escola Estadual Maria José Barbosa Castro Toledo, passará pela Escola Estadual Lúcia Silva de Assumpção e seguirá até a Praça Manoel Marques Silva.

 

"Mãe do Ouro"

Coletada pelo grande folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo, a estória da "Mãe do Ouro" acontece nos tempos do garimpo, onde o escravo Pai João, após um longo período sem encontrar ouro nas minas de seu ganancioso patrão, recebe a visita de uma santa, uma entidade mística que lhe aponta o caminho para imensas pepitas, despertando ainda mais a cobiça do patrão cruel. No entanto, a santa pede ao cativo que não revele de nenhuma forma a localização da mina.

Contrariado com a recusa do homem, o patrão manda surrar-lhe severamente. A santa, então, aparece novamente e permite ao Pai João que diga a localização da mina, mas que se retire de lá ao meio-dia. Ele assim faz, e, neste exato horário, a mina desaba sobre o patrão, que nunca mais foi visto.
Publicidade

Veja também