Circuito de Natação e Atletismo contará com 6 atletas da Adapp

Esportes - Jefferson Martins

Data 18/03/2016
Horário 11:45
 

Seis atletas da Adapp (Associação do Desporto Adaptado de Presidente Prudente) participam do Circuito Brasil Caixa Loterias – São Paulo – de Atletismo e Natação, entre hoje e domingo, em São Paulo. Empolgado, o grupo tem como objetivos melhorar marcas e conquistar medalhas, neste que é o principal evento do paradesporto no Estado.

Do grupo, apenas João Pedro Silva atua pela natação. "Como é a minha primeira vez neste esporte, vou passar pela avaliação para saber qual a classe funcional que me encaixo", explica João. Esta etapa é classificatória para a fase nacional, onde o CPB (Comitê Paralimpíco Brasileiro) também volta os olhos para os destaques, e na sequência fará a convocação para os Jogos Paralimpícos, do Rio de Janeiro.

Além do bom desempenho na etapa, são levados em conta, outros critérios, como classificação funcional e ranking internacional. O Comitê levará 32 nomes para os jogos, entre eles, o velocista Gustavo Henrique Araújo, que já tem índice técnico confirmado, pela classe T13 (deficiência visual). Ano passado ele foi vice-campeão Mundial, em Doha no Catar, pelos 100 metros.

 

Foco no Rio

Outro prudentino que também mira as paralimpíadas é Thierb Siqueira, classificação funcional T12 (deficiência visual), que nos 200 e 400 metros, busca uma vaga. Os demais entram nas pistas visando melhorar o seu desempenho. Bruno Farias Romero, no arremesso de peso, lançamento de dardo e disco, pela categoria F12 (deficiência visual).

Vanderlei Morais de Oliveira, na mesma classe atua apenas no lançamento de dardo. Já Valmir dos Santos Rodrigues, duela pelas mesmas provas que Bruno, porém entre atletas F42 (deficiência física). Leonardo de Melo, além do arremesso de peso, encara os 100 e 200 metros na T54 (deficiência física).

 

Veja também