Circuito Sesc de Artes leva ações gratuitas para praças da região 

Shows com Ana Cañas e Drik Barbosa são algumas das atrações nas 6 cidades atendidas pelo Sesc Thermas; também tem circo, teatro, dança e oficinas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/08/2022
Horário 08:00
Foto: Bruno Gomes
Neste fim de semana, show fica por conta da Drik Barbosa em Lucélia, Osvaldo Cruz e Teodoro Sampaio
Neste fim de semana, show fica por conta da Drik Barbosa em Lucélia, Osvaldo Cruz e Teodoro Sampaio

De hoje a 28 de agosto, ocorre o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo, em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas que percorrem praças e parques de 118 cidades durante três semanas. 
Na região de Presidente Prudente, o Sesc Thermas atende seis cidades com dois roteiros de programações: Lucélia, hoje, na Praça da Matriz; Osvaldo Cruz, amanhã, na Praça São José; Teodoro Sampaio, no domingo, no Zerão; Tupã, dia 19, na Praça da Bandeira; Assis, dia 20, na Praça Walter Mansolelli; e Adamantina, dia 21, no Parque dos Pioneiros. As ações ocorrem sempre das 16h às 21h, são gratuitas e para todos os púbicos. 
No roteiro que passa por Lucélia, Osvaldo Cruz e Teodoro Sampaio neste fim de semana, o show fica por conta da Drik Barbosa, cantora e compositora paulistana que apresenta as faixas do seu disco de estreia cujas músicas partem do rap e transitam pelo pop, passando pelo R&B, pelo funk e pelo pagode. 
Além da música, o Circo Dux, do Rio de Janeiro, faz uma apresentação dinâmica, com técnicas como acrobacia, malabarismo e ilusionismo, levando o público a uma viagem pelos universos do circo e do teatro. 
Também ocorre um ateliê de criação de fanzines; um espetáculo de dança com os BeHoppers, grupo de MG; literatura com “Histórias para Guardar na Memória”; e teatro, com o grupo O Bonde, de São Paulo, no espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”. 

Atrações seguem em outras cidades

No outro final de semana, o roteiro que desembarca em Tupã, Assis e Adamantina tem o show de Ana Cañas cantando grandes sucessos de Belchior (1946-2017). A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que a artista faz na obra do cantor e compositor cearense. 
As praças ainda recebem o Circo Teatro Palombar, de São Paulo, que traz um espetáculo baseado em desenhos animados, sem falas, acompanhando um batalhão de bombeiros-palhaços. O grupo ainda faz uma vivência de comicidade física para o público, ensinando quedas, tombos e tropeções, além de um cortejo antes da apresentação. 
Também ocorre o teatro “A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?)”, da Cia. Variante, de São Paulo; a dança “Desbunde Geral”, do Coletivo Desvelo (SP); a oficina de Rotoscopia Analógica, com o Giroscópio Filmes (SP); e a vivência de literatura “Telhado de Histórias”, do Grupo Raconto (SP). 

Democratizar o acesso às artes

“O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc. Por exemplo, nesses seis municípios, o Sesc Thermas de Presidente Prudente é quem coordena as ações artísticas juntamente com o Sincomércio e a Prefeitura. O objetivo é democratizar o acesso às artes, nas mais variadas linguagens, e estimular o uso dos espaços públicos para convívio, troca de experiências e aprendizados”, explica a gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.  

SERVIÇO
Depois de dois anos sem ocupar as praças presencialmente, devido à pandemia, o Circuito Sesc de Artes 2022 volta a itinerar e a programação completa, com todos os roteiros e locais de realização, está disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Daniel Barboza

Circo Dux faz uma apresentação dinâmica, com técnicas como acrobacia, malabarismo e ilusionismo

Tide Gugliano

O Bonde, de São Paulo, encena o espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”

Publicidade

Veja também