Circuito Sesc de Artes ocorre de 8 a 19 deste mês

Em sua 12ª edição, evento contará com uma programação totalmente online e gratuita com a participação de profissionais, grupos e artistas que atuam nacionalmente

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/09/2021
Horário 07:05
Foto: Arquivo / Divulgação
SescThermas de Prudente oferecerá diversas atividades dedicadas às artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias
SescThermas de Prudente oferecerá diversas atividades dedicadas às artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias

Ontem, ocorreu o lançamento oficial do Circuito Sesc de Artes - Praças Digitais. Neste ano, o evento ocorre de 8 a 19 de setembro e contará com uma programação totalmente online e gratuita com diversas atividades dedicadas às artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória das localidades que integram esta edição. 
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, explica que, diante do atual quadro de restrições, foram impelidos a reinventar práticas. “Uma delas tem sido a incorporação e a ampliação de nossa presença nos meios digitais visando manter o diálogo com nossos públicos”, explica. É desta forma, inclusive, que o Sesc cumpre sua missão como uma instituição voltada para o bem-estar, reforça o diretor. 
A incorporação dos recursos digitais, segundo ele, faz parte do compromisso do Sesc em disponibilizar ao maior número de pessoas um cardápio de escolhas que contemple públicos e gostos diversos, reafirmando a cultura como um direito inalienável do cidadão. “Que as Praças Digitais, como canais abertos de interação, estejam sempre disponíveis e acessíveis àqueles que quiserem desfrutá-las”, enfatiza. 
A programação das Praças Digitais, portanto, incluem apresentações, atividades formativas como cursos, oficinas, capacitações e consultorias; produção de conteúdos literários e audiovisuais; encontros entre artistas; além de relatos, experiências e histórias da gastronomia local.
Ontem, o lançamento do Circuito Sesc de Artes - Praças Digitais também contou com a presença do secretário de Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, que enfatizou que o Sesc é uma referência em ampliação do acesso à cultura, democratização e trabalho colaborativo. “O Sesc é uma referência para política cultural do país, pois vai além das divisas estaduais. Hoje, o fato de acontecer online faz com que o circuito encontre novas perspectivas, e com certeza os resultados serão expressivos. Por meio dele a gente conseguirá enfrentar a crise causada pela pandemia”, afirma. 

Gestão cultural

O Sesc São Paulo também realiza até este sábado o curso online e gratuito “Diálogos sobre Gestão Cultural”, com a proposta de promover o debate entre gestores e profissionais culturais que atuam na esfera pública, privada e do terceiro setor em 157 municípios de São Paulo. O curso faz parte do Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais, cuja programação conta com mais de 250 atividades gratuitas.
Durante quatro dias, o curso contemplará reflexões sobre a atual crise do setor, sobre como o ambiente digital transformou a maneira como a sociedade está consumindo cultura e quais são as perspectivas para os próximos meses, entre outros temas de interesse da atualidade, em um diálogo aberto com especialistas, pesquisadores e autores do campo da gestão pública da cultura, das políticas culturais e tecnologias digitais. As vagas são limitadas e os encontros acontecem na plataforma Zoom. Para participar, é preciso se inscrever em: https://bit.ly/CursoGestaoSesc.  

PROGRAMAÇÃO DA UNIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

– DA ARGILA AO VASO
Dia 8/09, quarta, às 16h.
Neste minidocumentário inédito, o artista Tuti Gomes abre as portas de seu ateliê, na cidade de Indiana, para mostrar sua técnica pioneira na produção de vasos de cerâmica esmaltados. Localizada no oeste do estado de São Paulo, Indiana é conhecida pelas olarias e recebeu o apelido de “terra da cerâmica”.
Faixa etária: Livre. Transmitido no YouTube Sesc Thermas de Presidente Prudente.

– UM PALHAÇO PASSOU POR AQUI – Grupo Rosa dos Ventos 
De 8 a 14/09, quarta a terça, às 18h. 
Em um espetáculo inédito do Grupo Rosa dos Ventos, raia o dia e um palhaço faz da praça o seu picadeiro. Ninguém está lá para ver, mas as câmeras testemunham tudo. E, como quase tudo hoje em dia, os registros logo se espalham pelas redes sociais. Sete palhaços, sete cidades do oeste paulista, sete números circenses. Uma só diversão.
Faixa etária: Livre. Transmitido no YouTube Sesc Thermas de Presidente Prudente.

– MUSEU ÍNDIA VANUÍRE
Dia 10/09, sexta, às 16h.
Uma série de cards apresenta ao público o Museu Índia Vanuíra, em Tupã, dono de uma das mais importantes coleções etnográficas do país. Batizada em homenagem à pacificadora dos conflitos entre brancos e índios Kaingang, no oeste paulista, a instituição reúne um acervo com instrumentos de caça, trabalho e uso doméstico, arte plumária, cerâmica e objetos usados em rituais religiosos.
Faixa etária: Livre. Transmitido no Instagram @sesc_thermas.

– VARPA: DEFUMADOS, GELEIAS E UMA PORÇÃO DA LETÔNIA
Dia 12/09, domingo, às 16h.
Varpa, distrito de Tupã, foi fundado por imigrantes vindos da Letônia, em 1922. Prestes a completar seu primeiro centenário, o local mantém viva a gastronomia e outras heranças culturais dos moradores pioneiros. Entrevistas com a população e com descendentes dos imigrantes letos mostram como o grupo conserva as tradições, a comida e a cultura dos antepassados europeus.
Faixa etária: Livre. Transmitido no YouTube Sesc Thermas de Presidente Prudente.

– DESENHANDO A CIDADE: PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL E IMATERIAL
De 14 a 17/09, terça a sexta, às 19h.
Em aulas ao vivo, transmitidas pelo Zoom, o artista visual, ilustrador, gestor e produtor cultural Lauro Monteiro promove um curso de desenho rápido de observação. Seu enfoque é o exercício do olhar e da expressão artística individual, para que se possa mostrar o mundo um desenho de cada vez.
Faixa etária: 16 anos. Vagas limitadas. Atividade realizada via plataforma Zoom. 

– NANA CONTA: SERES DO BOSQUE – HISTÓRIAS DE ÁRVORES E DE BICHOS
De 15 a 19/09, quarta a domingo, às 16h.
Em cinco histórias curtas, o bosque do SescThermas de Presidente Prudente servirá como cenário para histórias, trava-línguas, cantigas e adivinhas que têm árvores e bichos como personagens. A apresentação é da professora e contadora de histórias Ana Paula Carneiro.
Faixa etária: Livre. Transmitido no Instagram @sesc_thermas.

– SER CAIPIRA
Dia 18/09, sábado, às 16h.
Bruno Sanches, violeiro, cantor e compositor, mostra os palmeados e sapateados que acompanham o fandango caipira, ritmo da cultura popular do interior paulista. Em sua apresentação, diversas experiências se tocam e flertam com o encontro entre a voz e a viola para fazer música sem fronteiras.
Faixa etária: Livre. Transmitido no YouTube Sesc Thermas de Presidente Prudente.

– ENCONTRO DE ORQUESTRAS
Dia 18/09, sábado, às 15h.
Fabiana Martins, do Projeto Guri, e os maestros Anderson Amorim (Orquestra Maestro Júlio de Castro), Ivaldo Flores (Orquestra de Câmara de Assis), atuantes no oeste paulista, trocam experiências e discutem as alegrias e dificuldades de fazer música de concerto no interior do estado. A conversa será mediada pelo Maestro Luizão, do Projeto Camerata.
Faixa etária: Livre. Vagas limitadas. Atividade realizada via plataforma Zoom. 

– SEM FRONTEIRAS
Dia 19/09, domingo, às 18h.
Em uma criação coletiva inédita, músicos de Presidente Prudente e região compuseram uma canção com artistas “vizinhos” do Paraná e do Mato Grosso do Sul, estados que fazem divisa com o oeste paulista. O videoclipe resultante dessa parceria fala sobre a arte, lugar sem limites para a livre circulação do pensar, do sentir e do fazer. Atividade contará com a presença do Coletivo Som na Linha.
Faixa etária: Livre. Transmitido no YouTube Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Fonte: Circuito Sesc de Artes - Praças Digitais
 

Publicidade

Veja também