Ciríaco participa de Viagem Literária em PP

Ontem foi a vez de Rodrigo Ciríaco comandar o Viagem Literária, programa que tem o compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista

VARIEDADES - Da Redação

Data 06/06/2017
Horário 14:09

Ontem foi a vez de Rodrigo Ciríaco comandar o Viagem Literária, programa que tem o compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista. Centenas de crianças acompanharam o educador e escritor durante sua atuação no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

Educador e escritor, Rodrigo é formado em História pela USP (Universidade de São Paulo). Participa há mais de onze anos do movimento de saraus da periferia. É idealizador do projeto Mesquiteiros que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas da cidade de São Paulo. Foi autor convidado da Primavera Literária Brasileira, realizada na França, Bélgica, Portugal e Espanha (2017); Salão do Livro de Paris (2015 e 2013), Festival do Livro e Literatura Infantojuvenil da Argélia (2014), 40º Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (2014) e FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty (2016 e 2011). Participou como conselheiro do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura, entre 2014 e 2016.

O escritor falou sobre seu envolvimento com o movimento de saraus da periferia além de ser o idealizador do projeto Mesquiteiros que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas da cidade de São Paulo.

O Programa

A missão da Secretaria de Cultural do estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando ampliar o acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da literatura brasileira é um dos papéis mais importantes da Secretaria da Cultura. E o Viagem Literária vem cumprindo este objetivo há uma década, oferecendo uma programação cultural qualificada e diversificada aos cidadãos das comunidades onde acontece.

Nesta edição estão programados 360 eventos em 90 cidades. Cada local receberá importantes grupos de contadores de histórias e consagrados escritores para celebrar a literatura brasileira em quatro encontros gratuitos para públicos de todas as idades.

“Estamos muito felizes por receber pelo quarto ano a Viagem Literária, parceria da prefeitura com a Secult e SEC em seu décimo ano”, destacou o bibliotecário da Biblioteca Municipal Abelardo de Cerqueira César, Murilo Tomiazi Misael ao lado da também contadora de histórias Sueli Pereira, da Biblioteca Infantil Benjamin Resende, em uma outra oportunidade.

Olho

Escritor falou sobre seu envolvimento com o movimento de saraus da periferia além de ser o idealizador do projeto Mesquiteiros

Publicidade

Veja também