Cirurgia minimamente invasiva é realizada em PP

Procedimento foi conduzido por ortopedistas da Santa Casa de Misericórdia em parceria com cirurgião de São Paulo

PRUDENTE - Da Redação

Data 29/07/2017
Horário 12:02

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou ontem uma cirurgia minimamente invasiva da coluna lombar. O procedimento, praticado em poucas cidades do país, foi executado pela equipe dos ortopedistas Flávio Porto Franco Piola e Rodrigo Ferrari, com a parceria do cirurgião Rodrigo Amaral, de São Paulo. Médicos da região estiveram presentes para discussão de casos e aprimorar conhecimentos sobre esta técnica cirúrgica.

O método, conhecido por XLIF (Extreme Lateral Interbody Fusion, em inglês), é uma abordagem minimamente invasiva que pode ser utilizada para pacientes com doenças degenerativas da coluna vertebral. De acordo com Flávio Porto, o método oferece várias vantagens sobre as técnicas tradicionais. Entre os benefícios da moderna técnica cirúrgica estão a redução do tempo de internação do paciente e a recuperação mais rápida.

O procedimento é indicado para artroses e hérnias discais lombares, em que é necessária a artrodese da coluna (que é a fixação da coluna com utilização de próteses lombares). A paciente submetida ao método tem 65 anos e a cirurgia alcançou os objetivos sem intercorrências.

“É importante esse aperfeiçoamento técnico e a troca de experiências. O método só traz benefícios para os pacientes e eleva Prudente a um centro médico com referência neste tipo de cirurgia da coluna”

Flávio Porto Franco Piola,

ortopedista

Estiveram presentes médicos cirurgiões de coluna das cidades paulistas de Marília, Araçatuba e Ourinhos. Após o procedimento, os ortopedistas da santa casa realizaram uma discussão sobre a técnica cirúrgica com os médicos e residentes. “É importante esse aperfeiçoamento técnico e a troca de experiências. O método só traz benefícios para os pacientes e eleva Prudente a um centro médico com referência neste tipo de cirurgia da coluna”, afirmou o ortopedista Flávio Porto.

Com AI da santa casa de Prudente

Publicidade

Veja também