Climatempo prevê aumento da temperatura durante a semana

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 14/06/2016
Horário 16:00
 

O frio está intenso, com temperaturas mais baixas que o comum em toda a região oeste do Estado. Mas a previsão é que, a partir desta semana, as temperaturas devem se elevar e tendem a variar com máximas de até 28ºC, em Presidente Prudente. De acordo com a meteorologista do Instituto Climatempo, Bianca Lobo, a semana será de tempo firme, sem previsão de chuva na cidade. "A massa de ar polar se afasta do Estado de São Paulo e, aos poucos, a temperatura começa a subir. A última semana do outono vai terminar com o clima típico da estação, noites e manhãs friazinhas, com tardes agradáveis de sol. Não dá para descartar a ocorrência de nevoeiro nas primeiras horas da manhã", informa.

Jornal O Imparcial Na zona rural de Indiana, vegetação amanheceu congelada

Sobre geadas, Bianca diz que não há previsão até o fim de semana. "O destaque desta semana será a elevação aos poucos da temperatura mínima e máxima, e a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30% na região oeste paulista. A população deve ingerir bastante líquido e evitar exercícios durante 11h e 16h", orienta.

Segundo a especialista, o frio intenso foi ocasionado pela forte massa polar que chegou ao Brasil. Até dois meses atrás, o país estava sob a influência do El Niño, que na região sudeste do Brasil mantém as temperaturas mais elevadas. O fenômeno dificulta o avanço das massas polares mais fortes sobre a América do Sul e, por isso, o último inverno de 2015 foi tão quente. "Com o fim do El Niño, estamos agora em um período de neutralidade, e estas condições de frio já eram esperadas, porque as massas polares começam a entrar com facilidade, o que é normal para esta época do ano", comenta.

O inverno deste ano começa oficialmente no dia 20, segunda-feira, e será comum o registro de mais frio, com direito à geada, possíveis eventos de precipitação de neve nos municípios mais altos das Serras Gaúchas e Catarinenses, e frio intenso chegando também ao sul da Amazônia.

 

Geada na região


Em Rancharia, geou e chegou a fazer - 2,6ºC, a segunda menor temperatura do Estado. Teodoro Sampaio e Dracena também registraram baixas temperaturas. Em Prudente, a situação não foi diferente. Entre a noite de domingo e segunda-feira, as temperaturas despencaram. Em Indiana, no bairro rural Sete Copas, a vegetação amanheceu congelada.

 

Previsão em Prudente






























Hoje



Amanhã



Quinta-feira



Sexta-feira



Sábado



Domingo



24ºC



27ºC



28ºC



28ºC



28ºC



26ºC



9ºC



14ºC



16ºC



16ºC



16ºC



14ºC



Fonte: Instituto Climatempo

 
Publicidade

Veja também