Codepp

OPINIÃO - Diego Siquieri

Data 07/06/2022
Horário 05:00

Uma sociedade se constitui por indivíduos com qualquer tipo de ligação pessoal, seja por afinidade ou necessidade. Nós, seres humanos, fazemos parte de grupos que dividimos interesses e similaridades de pensamentos para debater e compartilhar opiniões por um bem comum. Esse foi um dos pilares que o Codepp (Conselho Municipal de Desenvolvimento de Presidente Prudente) foi recriado há cinco anos, em agosto de 2017, por meio de um decreto municipal.
Na prática, compõe representantes de entidades e sociedade civil organizada que tenham assuntos consonantes, os quais se reúnem e dispõem novas ideias. As discussões ocorrem a partir de temas centralizados em grupos denominados câmaras técnicas, onde são prospectados ideias e projetos em diversos setores da economia, visando o desenvolvimento econômico e melhor qualidade de vida dos cidadãos, que possam ou não ser captadas pelo governo municipal. O intuito não é contrapor o Executivo, mas auxiliá-lo, contudo, de forma imparcial e apartidária.
Dessa forma, as reuniões acontecem mensalmente em locais itinerantes, oferecidos pelas instituições que acolhem o Codepp. Reunimos a plenária e apresentamos as ideias discutidas previamente viabilizadas nas câmaras técnicas para que possa dar sequência ou não ao tema. Em sua composição, trata-se de colaboração voluntária de todos os que ali estão. Todos idealizam um bem comum, uma melhora ao contexto econômico e social com as ideias e projetos apresentados. Seja por pequenas mudanças que conseguimos propor e viabilizar e executar, que são ações mais rápidas e tangíveis, quanto projetos maiores que têm um tempo de desenvolvimento mais longo e envolvem captação de recursos financeiros e esferas dos poderes públicos.
Nossa região é vocacionada em diversos setores da economia, sobretudo, agronegócio, comércio e serviços, e construção civil. Não obstante, outros assuntos também são levados em pauta para criação de estratégias para suscitar mudanças com um olhar nunca antes experimentado ou com melhorias, como assuntos comunitários e segurança, tecnologia e inovação, investimentos, construção civil e setor imobiliário e turismo.    
 

Publicidade

Veja também